Buscar no Cruzeiro

Buscar

Web Designer: Conheça A Profissão do Futuro

30 de Julho de 2021 às 08:29
Web Designer
Web Designer (Crédito: Divulgação)

No mundo atual, novas profissões vão surgindo e com elas novas oportunidades.

Principalmente quando falamos na área do computador e da internet. Hoje os maiores salários estão relacionados com essas áreas, e com isso o aumento da procura por conhecimento dentro dela só aumenta.

Neste artigo vamos falar de uma dessas profissões, o Web designer. Você vai entender o que é, o que faz, qual o salário, e para que eu precisaria contratar web designer.

Leia até o final e veja tudo que precisa para se entrar nessa profissão promissora.

O que é Web Designer?

Por ser uma área relativamente nova e muito ampla, ainda existem muitas dúvidas sobre o que seria um web designer.

O conceito de web designer, é a pessoa que planeja, desenvolve e faz manutenção em site e aplicativos. Ele precisa conhecer bem do assunto para poder entender quais as necessidades e objetivos de cada cliente, e após isso fazer todo o projeto do web site e desenvolvê-lo.

Dentro dessa área, existem duas funções que são as mais procuradas, o de design gráfico e o programador. Existem profissionais que realizam as duas funções. Vamos explicar a diferença entre elas.

O designer gráfico, elabora o layout das páginas de um site ou aplicativo, ele corrige a usabilidade, a disposição dos textos e imagens. É responsável pelo visual.

Já o programador, é o profissional que desenvolve aquilo que não vemos tão facilmente, por exemplo ele desenvolve lógicas, interfaces e scripts dentro do web site para que atenda o que foi requisitado pelo cliente.

O que faz um Web Designer?

Basicamente, um profissional de web design atua trabalhando com empresas públicas ou privadas, blogs, instituições de ensino, aplicativos e lojas virtuais. Sempre fazendo a parte de desenvolvimento e manutenção de sites e aplicativos.

O web designer precisa ter um certo conhecimento das linguagens, como HTML, inserir elementos gráficos e atualizar o site sempre que for preciso.

Pode ser um profissional que trabalha através de uma agência de web design, assim sendo trabalharia em vários projetos, ou pode trabalhar para uma única empresa, normalmente focado na manutenção do web site.

Além disso também existem os profissionais liberais, conhecidos como freelancers, que normalmente atendem pequenas e médias empresas. Esse profissional pode ter sua própria agência ou pode trabalhar de casa.

Qual o salário de um Web Designer?

A parte do salário, é uma pergunta complicada de se responder, assim como em qualquer profissão. Para se chegar em um salário existem muitos fatores que podem influenciar, como o local de trabalho, a forma de contratação, CLT ou Freelancer, a formação e o conhecimento do profissional e o mais importante a experiência e habilidades.

Os salários podem chegar a valores muito altos, principalmente se for um freelancer e conseguir trabalhar em ótimos projetos, mas para quem trabalha como CLT ou através de uma agência, a média do salário fica entre R$ 1.500 a R$ 4.000.

Hoje em dia quem procura muito os web designers são os bancos, uma vez que estão cada vez mais migrando para o mundo digital, e com a facilidade de se conseguir um cartão de crédito de fácil aprovação, os web designers precisam trabalhar a criatividade para chamar a atenção dos clientes.

Onde trabalha um Web Designer?

Como já falamos anteriormente, o web designer pode escolher como prefere trabalhar, já que a demanda por esse serviço cada vez aumenta mais.

Empresas públicas e privadas, blogs, lojas virtuais e etc, estão precisando melhorar a parte digital das empresas, e é neste momento que procuram por um web designer para poder resolver seus problemas.

Mas claro que como qualquer profissão, para se ter uma certa tranquilidade é preciso adquirir uma certa experiência e construir um nome para ser conhecido, assim poderá trabalhar de casa, caso prefira, ou poderá criar sua própria agência, para trabalhar em grandes projetos.

Com o aumento desses serviços, não irá faltar trabalho para quem mostrar habilidade como um web designer.

Qual a diferença entre Web Designer e Designer Gráfico?

Apesar do nome ser parecido, e de ambos trabalharem com criação e desenvolvimento, existe muita diferença entre um web designer e um designer gráfico.

Como vimos nesse artigo, o web designer é o profissional que vai planejar e desenvolver sites e aplicações de internet. O web designer pode trabalhar também com diagramação de e-books, posts para redes sociais, vídeos para Youtube, além de criar banners para sites.

Já o designer gráfico, desenvolve um projeto gráfico visando algo que será impresso. Este profissional não se preocupa com a programação, nem mesmo com o tamanho do arquivo, para ele o que interessa são as cores, o papel que será impresso e o formato.

Normalmente o designer gráfico trabalha desenvolvendo folders, flyers, folhetos, catálogos, embalagens, banners e diagramação de livros.

Conclusão

Por todos estes motivos, o web designer hoje é um profissional essencial em qualquer empresa que queira aparecer e fazer sucesso. Ter um site atrativo e que faça o público permanecer nele, será o que vai converter visitantes em cliente, e com isso gerar mais receita para uma empresa.

Quem vai fazer sua marca aparecer de uma maneira que chame a atenção e cative os clientes, vai ser este profissional.

Portanto, agora que você já ficou conosco até o fim deste artigo, você já sabe qual o perfil para se tornar um excelente profissional de web design.

Cabe a você procurar estudar e adquirir muito conhecimento, além de praticar, para quem sabe poder trabalhar em uma área que será uma das profissões do fut