Buscar no Cruzeiro

Buscar

São penas ou orelhas?

17 de Janeiro de 2021 às 00:01

As penas no ouvido externo ajudam a murucututu na localização de ruídos. Crédito da foto: Divulgação / Miguel Nema / PESM-SP

A murucututu (Pulsatrix perspicillata) é uma coruja muito comum no Brasil, principalmente na Amazônia. Ela vive também do México à Bolívia, Paraguai e Argentina. Seus hábitos são de crepusculares a noturnos.

Seu voo é silencioso, possibilitado pela estrutura de suas penas. Esta ave possui um artefato curioso que a ajuda em sua caça: no seu ouvido externo, ao invés de orelhas, possui penas bem longas que ajudam na localização de ruídos.

Outra curiosidade sobre esta ave é que possui olhos grandes, mas imóveis, que são compensados pelo movimento da cabeça que gira até 270 graus.

Esta coruja se alimenta em boa parte de insetos, mas também come pequenos animais como roedores, gambás, morcegos, lagartos e rãs.

Para reconhecê-la observe suas cores: face com desenho branco, peito com uma fita parda, barriga branca ou amarela, olho alaranjado ou amarelo. Seus filhotes possuem penas brancas e face preta. (Da Redação)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos