Buscar no Cruzeiro

Buscar

Encceja PPL 2020 será em outubro, informa Inep

Avaliação não foi aplicada no ano passado por causa da pandemia

28 de Abril de 2021 às 15:18
Encceja PPL 2020 será em outubro, informa Inep.
Encceja PPL 2020 será em outubro, informa Inep. (Crédito: Divulgação)

O Encceja PPL 2020 vai ser aplicado nos dias 13 e 14 de outubro de 2021 para os ensinos fundamental e médio, respectivamente, conforme edital divulgado ontem (27) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade apropriada e desejam obter certificação de escolaridade nesses níveis de ensino, o Encceja PPL (Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade) seria aplicado no ano passado, mas por conta da pandemia foi adiado para este ano.

Conforme o edital, de 24 de maio a 4 de junho, os órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados em aplicar o Encceja PPL deverão indicar as unidades para a aplicação e o responsável pedagógico.

O responsável pedagógico é o profissional que participará de todas as etapas, desde a inscrição dos interessados até a divulgação dos resultados, além de determinar as salas de provas dos participantes, assim como a transferência entre as unidades, caso seja necessário, dentro do prazo previsto.

Provas

As provas aplicadas no Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular, tendo como única diferença a aplicação que é feita dentro de unidades prisionais e socioeducativas. O exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos participantes. O Encceja é realizado pelo Inep desde 2002.

A participação é voluntária, gratuita e tem como principal função a emissão de diplomas na educação básica – ensinos fundamental e médio – para aqueles que não puderam concluir no período regular. Com o diploma em mãos, é possível ter mais chances no mercado de trabalho, além de poder tentar vagas em cursos de graduação.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil