Buscar no Cruzeiro

Buscar

Por que é importante manter as calhas limpas, principalmente no verão?

17 de Janeiro de 2021 às 00:01

Desentupir as calhas dá muito mais trabalho do que apenas mantê-las limpas e evita dor de cabeça. Crédito da foto: Pixabay

Muitas vezes na correria do dia a dia nos esquecemos de tarefas importantes como a limpeza de calhas. Deixar as calhas sempre limpas evita entupimentos. Segundo o engenheiro Roberto de Carvalho Júnior, é necessário limpar as calhas ao menos duas vezes por ano, uma vez ao final da estação seca e outra ao final da estação de chuvas.

As calhas são um canal de escoamento de água pluvial da sua casa. Com as chuvas rápidas e fortes do verão, o risco de entupimento aumenta. Calhas sujas ou entupidas podem dar muita dor de cabeça e gastos. Então, para motivar você a manter a limpeza das calhas em dia, separamos 5 problemas evitáveis por ela.

Entupimento

O primeiro transtorno que você pode evitar é o entupimento. Desentupir as calhas dá muito mais trabalho do que apenas mantê-las limpas. O entupimento pode se transformar na fonte de outros problemas. Se houver árvores perto da sua casa, você vai precisar ficar mais atento à rotina de limpeza. Se a calha não for inclinada o suficiente, também é mais passível de entupimentos.

Dengue

O segundo motivo é a dengue. Ao entupir, a calha se torna um foco de água parada, apresentando riscos para sua família e vizinhança. Realizar a limpeza das calhas é importante pois evita que elas fiquem com água parada, que é o criadouro das larvas do Aedes aegypti.

Danos às calhas

Calhas entupidas e com acúmulo de água não demoram muito para começar a causar prejuízos. Dependendo do peso das folhas e detritos, as calhas podem se curvar. Não é raro que isso aconteça bem no verão, quando há mais chuvas. Casos extremos de deformação da calha podem requerer sua troca completa. Esse procedimento leva tempo e custa bem mais do que uma simples limpeza.

Danos ao imóvel

A limpeza de calhas é um procedimento simples que protege o imóvel todo. Isso acontece porque as calhas são instaladas para proteger a casa dos problemas causados pela umidade da chuva. Se elas não forem bem cuidadas, não conseguem exercer essa função. Problemas na pintura da casa podem aparecer por conta da água acumulada. A limpeza das calhas evitar isso e também as infiltrações. Se as calhas acumularem água por tempo o suficiente, é possível que até a estrutura da casa fique comprometida com rachaduras.

Problemas respiratórios

Quem tem rinite, bronquite ou asma também pode ser afetado pela falta de limpeza das calhas. Por conta da umidade acumulada ao redor da casa, existe a possibilidade da criação de mofo.

A limpeza das calhas

Os problemas causados pela falta de manutenção das calhas são causados pela obstrução da passagem de água. Quando sujas, as calhas se transformam em um local de retenção de líquido. É possível realizar a limpeza das calhas sozinho, sem ajuda profissional. Porém, tenha em mente que os acidentes domésticos representam quase 40% dos atendimentos em hospitais brasileiros. Muitos desses acidentes podem ser evitados com a contratação de pessoal especializado. O preço do serviço de limpeza de calhas é baixo em vista de todos os benefícios que traz. (fonte: www.limpecom.com.br)