Buscar no Cruzeiro

Buscar

PicPet

Vira-lata ou SRD?

04 de Agosto de 2022 às 07:11
Cruzeiro do Sul [email protected]
Olá meu nome é Trovão
Olá meu nome é Trovão (Crédito: Arte JCS)

Você sabia que no dia 31 de julho é comemorado o Dia Internacional do Vira-Lata ??? É claro que um povo muito estranho preferiu gourmetizar a expressão e batizar os nossos amiguinhos de SRD (Sem Raça Definida). O Trovão aqui acha muito mais bonito vira-lata, como o amigo Caramelo que tanta história já viveu pelo país.

A data foi criada para ajudar a conscientizar a sociedade sobre os milhares de cães e gatos sem raça definida que estão em busca de um lar. Segundo o Instituto QualiBest, os cães SRD são predominantes em 40% dos lares, já os gatos chegam a atingir o índice de 66%.

A SRD Sombra é figura popular no Alto da Boa Vista - Cézar Ribeiro
A SRD Sombra é figura popular no Alto da Boa Vista (crédito: Cézar Ribeiro)

E quem tem um SRD para chamar de seu pode confirmar: eles conquistam cada dia mais os humanos! São uma excelente companhia para quem deseja conviver com um pet fascinante, divertido e carinhoso.

Os animais sem raça definida têm características únicas, que variam de indivíduo para indivíduo: tamanho, cor, temperamento, entre outros fatores. Tudo isso está relacionado à mistura de raças que pode existir em sua genética.

‘Quem está interessado em ter um cão ou gato SRD em seu lar, deve ter em mente que é um compromisso para toda a vida. Os animais sentem dor, medo, saudade, alegria e tristeza, são parte da família e precisam de amor e cuidados‘, afirma o médico veterinário Flavio Silva.

Bolsonaro assina lei contra maus tratos a animais - Presidência da República (29/9/2020)
Bolsonaro assina lei contra maus tratos a animais (crédito: Presidência da República (29/9/2020))

A situação dos vira-latas preocupa tanto que até o presidente Jair Bolsonaro entrou na parada. No dia 29 de setembro de 2020 ele sancionou a lei que endurece as penas para quem praticar atos de violência, maus-tratos e abuso contra cães e gatos. No ato solene, quem estava no colo dele ?? Um típico ’vira-lata caramelo’, símbolo mór dos SRDs. O presidente, em tom de brincadeira, até ’latiu’ em agradecimento ao cachorro Sansão, que motivou a lei.

Para ilustrar, aqui vão algumas curiosidades sobre os SRD

. Os SRD são únicos!
Ainda que os famosos ‘vira-latas caramelos‘ sejam frequentes pelo país, diferentemente dos cães de raça, dois pets sem raça definida nunca serão iguais. Os SRD têm em sua genética várias características comportamentais ou físicas. Por isso é tão comum encontrarmos animais de diferentes portes, cores e temperamentos.

. Eles podem ser classificados em categorias
Alguns consideram que os cães SRD podem ser divididos em quatro categorias: mestiços (traços característicos de uma ou duas raças), híbridos (mistura de duas raças puras), funcionais (cruzamento realizado para um propósito específico) e genérico (impossível definir a raça a qual descendem).

. Cães e gatos SRD não podem comer qualquer coisa
Assim como qualquer outro animal, o SRD não deve ser alimentado com refeições para humanos. O organismo deles é igualzinho aos cães de raça pura. As necessidades alimentares de cães e gatos são diferentes das pessoas e eles precisam de um alimento completo e balanceado para suprir sua demanda de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Além disso, muitos dos ingredientes utilizados para humanos podem ser tóxicos ao animal, como o alho e a cebola. Embora alguns cães vira-latas tenham vivido bastante tempo na rua, revirando lixo e comendo o que encontram pela frente, temos que saber que o ideal mesmo é uma alimentação balanceada.

Dicas para quem quer adotar um SRD

Adotar um cão ou gato SRD possibilita oferecer cuidados que ele talvez nunca tenha recebido até então, como abrigo, alimentação adequada, acompanhamento veterinário e, principalmente, muito carinho e amor.

Procure uma entidade especializada no assunto para escolher bem o seu novo amigo. As feiras de adoção também são uma boa opção. Em muitas cidades, as prefeituras oferecem cães preparados para um novo lar.

Bacana, né ?? Agora bora lá adotar um novo amiguinho.

Cães para adoção no Abrigo Municipal de Sorocaba

Odin - Mari Borghi
Odin (crédito: Mari Borghi)

Pepita - Mari Borghi
Pepita (crédito: Mari Borghi)

Paraná - Mari Borghi
Paraná (crédito: Mari Borghi)

 

Cãoluna do Leitor

Ozzy - Acervo Pessoal
Ozzy (crédito: Acervo Pessoal)

O nosso representante de hoje na Cãoluna do Leitor é o Ozzy. Segundo o tutor Sérgio Antunes de Oliveira, o Ozzy é o Golden mais agitado do Brasil. Será que ele merece mesmo esse título??
Confira você mesmo.

Você quer participar da nossa coluna

É só mandar suas fotos e vídeos para o e-mail [email protected]

As fotos mais criativas a gente publica aqui e os vídeos vão para as nossas redes sociais. Não esqueça de contar um pouco da sua história e das suas aventuras.

Espero vocês

Um abraço do Trovão

Galeria

Confira a galeria de fotos