Buscar no Cruzeiro

Buscar

PicPet

Cachorros abandonados merecem uma segunda chance

23 de Junho de 2022 às 11:51
Cruzeiro do Sul [email protected]
Olá meu nome é Trovão.
Olá meu nome é Trovão. (Crédito: Arte JCS)

Essa semana foi complicada. Difícil de engolir. Essas histórias de agressão a animais tiram a gente um pouco do prumo. É triste ver que pessoas que dizem amar os bichos sejam capazes de tanta coisa ruim.

Mesmo assim a vida tem que seguir. Fazer do limão uma limonada. É o que está tentando a prefeitura de Cerquilho. Lá eles criaram um projeto bem bacana para arrumar um lar para cachorros abandonados.

A equipe do canil municipal montou um site para apresentar um pouco das histórias dos animais que estão lá para adoção.

E eles capricharam !!!

Deram um banho de loja nos bichos, garantiram um check-up completo na saúde, com direito a vacina e vermífugo. E transformaram os cães em verdadeiros modelos fotográficos daqueles de comercial de televisão.

Para isso eles contaram com a ajuda de dois profissionais muito bacanas a Rita Urso e o Jorge Niitsuma. Foram eles que preparam o especial da galera com direito a clima de festa junina.

No canil municipal de Cerquilho, oito amiguinhos estão esperando a sua visita. Eles estão ansiosos por um novo lar.

Spaik. - Divulgação
Spaik. (crédito: Divulgação)

Um deles é o Spaik. Ele foi abandonado no centro da cidade. O Spaik ainda é filhote, mas dos grandes. Tem um ano e meio e é dócil e brincalhão. Ele se dá muito bem com os outros cães, mas precisa de espaço para correr e se divertir. Na hora das fotos, aprontou de tudo. Não parava um minuto.

Brutus. - Divulgação
Brutus. (crédito: Divulgação)

Outro cachorro esperando um novo lar é o Brutus. Também foi abandonado, mas na zona rural. Ele é muito sociável com as pessoas, mas não gosta muito de outros machos como ele. Se dá melhor com as fêmeas. Ele gostaria muito de morar num sítio ou numa chácara e ajudar na proteção da família. Dá uma olhada nas fotos dele. Que elegância.

Ariana. - Divulgação
Ariana. (crédito: Divulgação)

Outra que precisa de lar é a Ariana. Ela foi resgatada numa estrada rural com ferimentos na pata e na barriga. Foi tratada, curada e está pronta para outras aventuras. Por causa dos problemas que enfrentou, está um pouco arisca e desconfiada. Mas quando alguém conquista o coração dela, ela se transforma. A Ariana tem alguns traumas e gostaria de um tutor paciente e amoroso. Normalmente fica bem quietinha, só não gosta de raios e trovões.

Os animais que estão na prefeitura de Cerquilho estão castrados, vacionados, vermifugados e microchipados. Prontinhos para a adoção.

Se você gostou da dica, dá uma ligadinha para marcar uma visita e conhecer esse povo legal. O telefone é (15)3384-4378 ou 99754-5651.

Todos eles merecem uma segunda chance.

Gatos precisam de cuidados extras no inverno

Aquecedores podem ser uma boa solução. - Divulgação
Aquecedores podem ser uma boa solução. (crédito: Divulgação)

Um tempo atrás trouxemos, aqui no PicPet, umas dicas bacanas de como cuidar de nós, cachorros, no período de inverno. Vários tabus foram quebrados e muita gente entendeu que não é preciso encher a gente de roupa quando a temperatura cai um pouco.

Agora é a vez da gente te contar o que fazer com os gatos no inverno. O importante é manter os bichanos confortáveis e livres de doenças.

Os gatos precisam de uma atenção especial, já que eles tendem a ser mais silenciosos quando há algo fora do comum.

A veterinária Vanessa Zimbres, que é especializada em Medicina Felina e proprietária de uma clínica exclusiva para gatos enumera os problemas mais comuns neste período do ano.

Veterinária Vanessa Zimbres. - Divulgação
Veterinária Vanessa Zimbres. (crédito: Divulgação)

‘Além da rinotraqueíte, conhecida como gripe felina, que acomete o trato respiratório dos gatos, os animais que já sofrem de bronquite, asma felina ou mesmo alergias, podem ter um aumento dos sintomas devido ao calor do ar forçado por aquecedores ou pelo tempo mais seco‘, explica a especialista.

Além disso, ‘Gatos idosos que sofrem de doença articular, como artroses e artrites, também tem uma piora na dor articular, assim como acontece com humanos. Importante ressaltar que, neste período, os gatos tendem a dormir mais, fazendo com que eles usem a caixa de areia com menos frequência, predispondo a retenção urinária e fecal e maior ganho de peso por se exercitar menos. Apesar de mais tempo de sono, isso não é motivo de preocupação. O alerta fica caso o animal fique letárgico, não se alimente normalmente, fique com os pelos feios ou emaranhados ou recuse interação com o tutor.

Qualquer comportamento anormal deve ser investigado por um especialista‘, completa a veterinária.

Caso o seu gatinho tenha passado recentemente por um procedimento ou uma cirurgia, os cuidados devem ser redobrados, já que existe todo um processo de recuperação. Segundo Vanessa Zimbres, ter uma boa nutrição, manter o gato dentro de casa aquecido e evitar o estresse já são medidas suficientes.

No frio, os gatos procuram mantas e cobertores. - Divulgação
No frio, os gatos procuram mantas e cobertores. (crédito: Divulgação)

Para uma situação que envolve o frio, o ideal é manter o ambiente confortável. ‘Os gatos já são animais que buscam locais mais quentinhos para se aconchegar, independente se estão com frio ou não. Se estiverem com frio, vão buscar locais mais quentes para se aquecer, como uma fresta de sol ou deitar em cima de mantas, por isso a importância em disponibilizar locais quentinhos. Caminhas, toquinhas e mantas nunca são demais‘, diz.

A especialista alerta ainda sobre o uso de aquecedores e umidificadores ‘Muitos aquecedores pode chegar a derreter os cabos, tomadas e a própria grelha, dependendo da temperatura e tempo de uso. Aquecedor a óleo é uma boa opção, e barata caso o tutor não tenha ar condicionado com aquecedor. É importante tomar cuidado com acidentes. Já o umidificador pode ajudar, mas nada em excesso. Se o gatinho for asmático, é importante conversar com o veterinário sobre o tempo de exposição ao umidificador‘, finaliza Vanessa.

Gostou dos conselhos ??

Agora é botar em prática e não deixar o frio estragar com a saúde do bichano.

Galeria do Trovão

Mais dois amiguinhos mandaram fotos aqui para o PicPet

Thor aproveita o calor do sol para se aquecer. - Acervo Pessoal
Thor aproveita o calor do sol para se aquecer. (crédito: Acervo Pessoal)

Um deles é o Thor, esse Golden de dez anos muito tranquilão. Nesses dias mais frios, ele sempre busca o calor do sol para se aquecer. E fica ali horas, vendo o dia passar devagar. Os tutores dele, o Silvio e a Márcia, tem um verdadeiro xodó pelo Thor. Além de ser um ótimo cão de guarda, também é carinhoso e dócil.

Quem também está na nossa galeria é o Caramelo. Ele tem um ano e meio e adora brincar no Parque do Campolim e no Parque das Águas, em Sorocaba. Corre para tudo quanto e lado e se mete no mato, nos córregos, só apronta esse Melo. Quando volta pra casa, só quer saber de descanso. Toda a energia ele gastou nas aventuras pela cidade. Ele mora com a Silvia e o Guido e tem dois irmãozinhos o Pedro e o Gustavo. Só que o Gustavo se mudou agora para São Paulo. E deixou o Melo meio solitário. Volta logo Gustavo.

Caramelo gasta a energia nos parques da cidade e depois vai para casa descansar. - Acervo Pessoal
Caramelo gasta a energia nos parques da cidade e depois vai para casa descansar. (crédito: Acervo Pessoal)

Caramelo gasta a energia nos parques da cidade e depois vai para casa descansar. - Acervo Pessoal
Caramelo gasta a energia nos parques da cidade e depois vai para casa descansar. (crédito: Acervo Pessoal)

Você quer participar da nossa coluna

É só mandar suas fotos e vídeos para o e-mail [email protected]

As fotos mais criativas a gente publica aqui e os vídeos vão para as nossas redes sociais. Não esqueça de contar um pouco da sua história e das suas aventuras.
Espero vocês
Um abraço do Trovão

Galeria

Confira a galeria de fotos