Buscar no Cruzeiro

Buscar

PicPet

A invasão dos buldogues franceses

Bono Vox e família se espalham por Sorocaba e São Roque

19 de Junho de 2022 às 09:13
Cruzeiro do Sul [email protected]
Olá meu nome é Trovão.
Olá meu nome é Trovão. (Crédito: Arte JCS)

Aos poucos o Trovão aqui vai conhecendo Sorocaba e a região. Já me aventurei por vários bairros da cidade, passei por Votorantim, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra. Tô com rodinha nos pés.
E em cada canto descubro uma história nova pra contar aqui na coluna. Dessa vez vocês não vão acreditar com quem eu conversei... Foi uma surpresa e tanto...

Você sabia que o Bono Vox mora em Sorocaba ??? Não ?? Pois mora sim. Só que não é o cantor irlandês da banda U2. É um cachorro da melhor raça do mundo, um buldogue francês, como eu. E a família dele é enorme. Tanto que parte dela se mudou para São Roque em busca de mais espaço.

O Bono mora no Ibiti do Paço, aqui em Sorocaba. Ele tem 13 anos e está em ótima forma. O tutor dele é o Arthur, filho do Alexandre e da Adriana. A família tem um criatório da raça. Tudo muito bem organizado.

Bono Vox. -  Marcos Roberto Magosso Junior
Bono Vox. (crédito: Marcos Roberto Magosso Junior)

Com o passar do tempo, o Bono foi ganhando mais e mais companheiros e o espaço foi ficando pequeno. Até que eles encontraram uma propriedade rural em São Roque e agora parte do grupo vive lá. Com o Bono, em Sorocaba só estão os animais mais velhinhos e os filhotes que recém saíram da maternidade.

Agora vou contar um segredo para vocês.. O Bono tem um ótimo gosto para escolher as parceiras... Cada menina bonita de encher os olhos.. Eu nem quis olhar muito para não me apaixonar.. Ainda mais que hoje é Dia dos Namorados e estou há tempo sem ninguém, mas essa é outra história.

A bela Fedora, fonte de inspiração. - ACERVO PESSOAL
A bela Fedora, fonte de inspiração. (crédito: ACERVO PESSOAL)

Entre as garotas do Bono, que estavam de passagem por Sorocaba, tem a Lolla que é uma buldogue tigrada, a Gaia que é bem branquinha. A Frida que tem uma mistura de branco com tigrado. A Fedora, ahhhh a Fedora, é cor de creme. E tem também a Flor que é branca e fulvo, um tom entre o amarelo e o laranja. Que o Bono não nos ouça, mas uma é mais bonita que a outra.

A Flor tem uma história bem legal. Uma das filhas dela é a Margot. Só que a Margot é muito aventureira. E sabe onde ela foi parar ??? No Canadá. Isso, trocou o calor gostoso de Sorocaba pela neve. Corajosa essa menina. E foi bem novinha.. Com quatro meses de vida, assim que o veterinário liberou o voo, ela embarcou para lá.

Margot e Juliana curtindo a neve. - ACERVO PESSOAL
Margot e Juliana curtindo a neve. (crédito: ACERVO PESSOAL)

No Canadá, a Margot mora com a mamãe humana Juliana e o papai Fredu. E ela se adaptou muito bem ao novo país... Ama rolar na neve e se esconder entre as folhas da floresta. Está muito feliz lá. E, enquanto eu conversava com a Flor, o celular dela apitou e chegou uma notícia incrível.. quentinha do Canadá. A Juliana e o Fredu vão ser papais. E até mandaram uma foto do momento que contavam a novidade pra Margot.. Agora ela vai ser a irmã mais velha. Uma responsabilidade e tanto.

Depois desse bate papo com as meninas, voltei a dar atenção pro Bono. Como ele é o chefe da casa, tenho que respeitar. Vai que um dia ainda vira meu sogro...

Margot recebendo a notícia que ganharia uma irmãzinha. - ACERVO PESSOAL
Margot recebendo a notícia que ganharia uma irmãzinha. (crédito: ACERVO PESSOAL)

Ele me contou que atualmente a família tem trinta integrantes em idade adulta. A maioria está morando em São Roque e todos se adaptaram muito bem. Assim sobrou mais espaço pra ele no Ibiti. E a família tende a crescer ainda mais, novas ninhadas estão pra chegar. Que legal.

Pra não abusar da hospitalidade do anfitrião, fui me despedindo no final da tarde. E combinamos um novo encontro lá em São Roque. Como bom francês vou ter que dar uma bicadinha no vinho produzido por lá. Acho que mal não faz.

Festa junina sem stress para os pets

Amanhã é dia de Santo Antônio. O santo casamenteiro abre, oficialmente, as festas juninas. E aí é celebração para tudo quanto é lado.

No Nordeste, as disputas de quadrilha ganham espaço e o forró pé-de-serra faz todo mundo dançar. Em cada região do país, a tradição se modifica um pouco, mas no fundo o que todo mundo quer é se divertir.

Só que aí surgem alguns exageros. Os balões, por exemplo, colocam em risco as nossas matas. Podem provocar incêndios e acidentes. Atrapalham até a aviação. E uma brincadeira, que parece boba, pode terminar com uma catástrofe.

Outro problema são os fogos de artifício. Uma barulheira danada que fere os ouvidos, ameaça quem está por perto e contribui para poluir o meio ambiente.

A barraca do beijo é uma das brincadeiras mais divertidas. - PINTEREST
A barraca do beijo é uma das brincadeiras mais divertidas. (crédito: PINTEREST)

Isso sem falar nos danos que eles causam para os pets. Os ruídos provocados por rojões, bombas e outros brinquedinhos recheados de pólvora podem gerar uma série de transtornos para cães e gatos.

De acordo com o médico-veterinário Flavio Silva, é importante saber identificar quando os pets estão assustados e conhecer maneiras para ajudá-los nesse momento de insegurança. ‘Com o medo do som dos fogos de artifício, os cães, por exemplo, podem manifestar o incômodo com latidos, agitação, tremor, salivação excessiva e tendem a buscar segurança nos tutores ou procurar um abrigo‘, afirma Flávio.

Para alguns animais o trauma é grande. E os poucos dias de festa acabam causando um problema que vai ser lembrado para a vida toda.

Algumas empresas buscam soluções criativas para aliviar os pets desse stress desnecessário. A PremieRpet, por exemplo, oferece gratuitamente, no YouTube, três áudios que ajudam a mascarar e reduzir ruídos de alta, moderada e baixa intensidade. Ao ouvir essas gravações, os cães e gatos enfrentam melhor o barulho.

O áudio de baixa intensidade é indicado para reuniões de família ou encontros com poucas pessoas. O de média, para barulhos próximos ao local em que o pet está (como festas no vizinho, por exemplo). Já o de alta é recomendado para fogos de artifício a uma curta distância ou festas no mesmo local em que o pet está.

Floquinho não perdeu tempo e mandou bem na fantasia. - ACERVO PESSOAL
Floquinho não perdeu tempo e mandou bem na fantasia. (crédito: ACERVO PESSOAL)

Mesmo assim o aconselhável é evitar levar o seu pet para festas ou eventos muito barulhentos. Ele não vai se divertir, você vai ficar incomodado com o som alto e o que era para ser um momento bacana de convívio vai virar uma péssima recordação.

Agora se a exposição do pet ao barulho dos fogos não pode ser evitada, o veterinário Flávio Silva dá outras dicas bem legais. Confira:

Acolha o animal em um cômodo fechado e seguro para abafar ao máximo os ruídos dos fogos; Disponibilize uma garrafa pet com petiscos ou cookies. Faça furos e deixe em um local calmo para que eles consigam pegar e degustar (caso o pet não esteja habituado a brincar dessa forma, faça furos maiores);

Brinque com o pet para demonstrar que está em um ambiente seguro. Vale investir em atividades para estimular o faro, a ‘caça‘ e a alimentação;

Se o pet se esconder e não quiser interagir, o mais importante é respeitar o comportamento dele, observar e esperar o melhor momento para oferecer um ambiente com brinquedos e estímulos positivos;

Fique atento aos quitutes juninos! Alimentos que fazem a alegria dos humanos podem ser perigosos para os animais, por isso é preciso resistir aos olhares pidões e não compartilhar as refeições e aperitivos com os pets. Opte por petiscos específicos para eles, como os cookies.

Agora se você não abre mão das celebrações juninas e não quer expor seu animal ao barulho, prepare uma festinha só para vocês. Ou traga para sua casa aqueles amigos mais chegados que também gostam de se divertir com os pets sem se estressar. Desse jeito todo mundo se diverte, sem risco.

Galeria

Confira a galeria de fotos