Buscar no Cruzeiro

Buscar

PicPet

O inverno está próximo

10 de Junho de 2022 às 08:12
Cruzeiro do Sul [email protected]
Olá meu nome é Trovão.
Olá meu nome é Trovão. (Crédito: Arte JCS)

O mês de junho chegou...

Tem fogueira, pinhão, quadrilha e muita diversão. Tem também o início do inverno. Os dias e as noites ficam mais frios e é preciso tomar alguns cuidados.

Tanto para não deixar seu pet desprotegido, tanto para não exagerar nos agasalhos.

Nessa época, começam a surgir várias frentes frias, mas elas só se tornam perigosas para os cães quando a temperatura fica negativa, algo muito raro na nossa região.

Os cachorros têm duas características importantes que funcionam como isolante térmico: o pelo e gordura corporal. ‘Não há cobertor mais eficiente do que o pelo. Ele evita que o animal perca ou receba calor em excesso, ajudando a equilibrar a temperatura do corpo‘, explica Camilli Chamone, consultora sobre bem-estar e comportamento canino e editora de todas as mídias sociais do ‘Seu Buldogue Francês‘, uns amigos que fiz lá em Minas Gerais.

Justamente por isso, uma atenção especial deve ser direcionada a cães muito magros ou sem pelos, como os galgos, os pelados mexicanos e os cães de crista chinesa.

Ela alerta que é comum, no inverno, os cachorros dormirem mais e ficarem mais quietos. ‘Como a temperatura do corpo cai de 1 a 2 graus enquanto os cães dormem, o frio é um ótimo indutor de sono. Consequentemente, quando está muito quente, reduzir a temperatura do corpo, para promover a indução do sono, é muito mais difícil - por isso, os cachorros tendem a ficar mais inquietos e desconfortáveis no calor‘, avalia.

O importante é deixar seu cachorro bem alimentado para que ele mesmo produza as calorias necessárias para enfrentar o frio. Na dúvida, consulte seu veterinário sobre a possibilidade de aumentar um pouco a quantidade de comida neste período - claro, se o animal for saudável.

Quando o seu cão estiver incomodado com o frio ele vai te dar sinais claros: além de ficar quieto, com o corpo mais enrolado, ele treme. Isso ocorre porque, ao tremer, os músculos trazem movimento ao corpo para produzir mais calor, na tentativa de aumentar a temperatura.

Nessas situações, é só garantir um cobertor ou uma manta e proteger o cão de ambientes abertos - se ele dorme em área externa, por exemplo, é interessante providenciar casinha com papelão no chão.

Feito isso, é só encarar o inverno numa boa.

Dica do Trovão

Yennefer, a persa brasileira campeã na Letônia. - DIVULGAÇÃO
Yennefer, a persa brasileira campeã na Letônia. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Se você acordou nesse domingo e está sem programação, o Trovão aqui tem uma dica, principalmente para quem gosta de gatos.

Termina hoje, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, o maior encontro de gatos da América Latina.

Devem passar por lá mais de duzentos exemplares de 20 raças diferentes. A realização é do Clube Brasileiro do Gato.

O evento faz parte da programação cultural da capital paulista e proporciona a experiência de contato mais próximo com os felinos, a troca de informações e a disseminação de boas práticas e cuidados com os animais.

O gato Lobisomen também marcará presença. - DIVULGAÇÃO
O gato Lobisomen também marcará presença. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Entre os destaques dessa edição está o Lykoi, apelidado como ‘gato-lobisomem‘. O Lykoi é fruto de uma mudança natural de um gato com pelo curto, que nos remete à aparência de um lobo. Essa mudança tem ocorrido em gatos domésticos por mais de 20 anos e foi descoberta na Virgínia (EUA) e só recentemente reconhecida como uma nova raça.

‘O lykois são descritos como leais, protetores e inteligentes. Essas características estão conquistando os corações dos apaixonados por felinos e certamente vão cativar os visitantes‘, explica Gerson Alves Pereira, presidente do Clube Brasileiro do Gato.

A raça Persa também ganha destaque especial com a presença de uma estrela, a gatinha Yennefer, que conquistou, em maio deste ano, o título de melhor gato no Baltic Winner Show 2022, realizado na Letônia. Uma conquista inédita para criadores brasileiros.

No evento você também vai poder conhecer outras raças como a Peterbald (que é um gato sem pelos), a Ocicat (que tem a pelagem pintada como a de uma onça), a Russian Blue (beeem cinza) e a Maine Coon, conhecida por ser o ‘gigante gentil‘.

A raça Russian Blue é destaque. - DIVULGAÇÃO
A raça Russian Blue é destaque. (crédito: DIVULGAÇÃO)

É um passeio e tanto pra esse domingão, das dez da manhã às cinco da tarde, no Centro de Convenções Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, Consolação - São Paulo).

A entrada é gratuita. Será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e um documento com foto.

Um detalhe importante: não é permitida a entrada de animais que não estejam inscritos no evento.

CãoLuna do Leitor

Olá, Trovão

Meu nome é Laura e sou tutora de três ferinhas. Um verdadeiro Trio Parada Dura. Tem a Princesa, de 5 anos, a Medusa, de 9 meses, e o Duck, de cinco meses.

O trio parada dura adora uma bagunça. - ACERVO PESSOAL
O trio parada dura adora uma bagunça. (crédito: ACERVO PESSOAL)

A Princesa foi a primeira a chegar. Está na família há quase 5 anos ela é  a mamãe de toda a turma e tem uma personalidade incrível é realmente uma princesa: muito educada.

A princesa passou por maus momentos depois que perdeu os amiguinhos Max e Begui. Chegou a ficar muito doente, não tinha mais vontade de fazer nada. Uma tristeza que dava dó.

Foi aí que tivemos a ideia de trazer uma nova companhia para a Princesa. E essa amiguinha é a Medusa, nossa pitbull cor de chocolate. Aqui na família, a Medusa é, com toda certeza, a filha adolescente rebelde, que acha que pode fazer tudo. Apronta uma bagunça danada e finge que nada aconteceu. Com o tempo o papai Rafael decidiu que era hora de trazer mais um irmãozinho. Então chegou o Duck, um outro pitbull com os pelos branquinhos como a neve. O Duck é manhoso e todo dengoso. Adora um carrinho, mas parece um mini furacão por onde passa.

Duck. - ACERVO PESSOAL
Duck. (crédito: ACERVO PESSOAL)

É bagunça o dia todo. Agora o que o trio mais gosta de fazer é ir ao campo de futebol do nosso bairro, aqui no Cajuru, em Sorocaba. Lá eles se divertem. O papai Rafael brinca muito com os três sem deixar os cuidados de lado.

Os três cães juntos são muito protetores. Um ajuda o outro e os três tomam conta da família.

Agora a Princesa está feliz e radiante.

Abraço, caro Trovão.

O Lago Azul

Bom dia, Trovão !

Aqui é o Petrus, fiz seis meses na sexta-feira.

Petrus completou seis meses de vida na sexta-feira. - ACERVO PESSOAL
Petrus completou seis meses de vida na sexta-feira. (crédito: ACERVO PESSOAL)

Acabei de ler que você esteve aqui em Araçoiaba da Serra! E que descobriu que aqui tem um Lago Azul, mas que queria conhecer e não conseguiu !!

Que pena !! Queremos que você venha visitar os amiguinhos que moram aqui ! E são muitos mesmo!

Mas não é verdade que aqui só existam peludos com ‘pedigree‘. Aqui tem espaço e carinho para todos.

Tem muito pet de raça e também de raça ‘unknow‘, que ninguém sabe como foi o cruzamento.

Petrus completou seis meses de vida na sexta-feira. - ACERVO PESSOAL
Petrus completou seis meses de vida na sexta-feira. (crédito: ACERVO PESSOAL)

Temos até uma gracinha , chamada Princesa , que vive aqui e é de TODOS ! Cuidada e amada por todos daqui ! Então fica aqui nosso convite para que você venha sim !

Eu, mamãe e papai vamos ficar muito felizes em te receber. É só ligar que marcamos ! Venha mesmo.

Petrus Sirius Black! Au Au beijos!

Você quer participar da nossa coluna

É só mandar suas fotos e vídeos para o e-mail [email protected]

As fotos mais criativas a gente publica aqui e os vídeos vão para as nossas redes sociais. Não esqueça de contar um pouco da sua história e das suas aventuras.
Espero vocês
Um abraço do Trovão

Galeria

Confira a galeria de fotos