Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Instinto de esconder sinais de dor dificulta a descoberta de doenças em gatos

23 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ficar atento a qualquer mudança de comportamento é essencial para saber se o animal está doente.
Ficar atento a qualquer mudança de comportamento é essencial para saber se o animal está doente. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Há mais de 10 mil anos que os gatos foram domesticados pelos humanos, contudo, mesmo com tanto tempo, os felinos ainda possuem instintos da época que vivam de forma selvagem e precisavam se proteger de predadores. Um desses instintos é justamente esconder sinais de dores e doenças para não se mostrar vulneráveis.

Segundo a médica veterinária Cleusa Deiró, este comportamento serve para enganar os predadores e fazer com que eles desistam, mesmo em um ambiente que sem ameaça, como dentro de casa. Logo, como identificar sinal de dor ou doença se o animal tenta escondê-lo? Para a especialista, a dica é ficar atento a qualquer mudança no comportamento do animal.

“Tudo que fugir da rotina daquele gatinho pode ser um sinal de alerta. Então, por exemplo, um animal que costumava comer muito e do nada passa a comer menos, ou espaçar mais a alimentação ou até parar de comer. Isso é um sinal que merece cautela e atenção”, exemplifica Cleusa Deiró, que também é professora do Centro Universitário UniFTC Salvador.

Além da alimentação, outros sinais podem ser percebidos como “estranhos” e os tutores devem ficar atentos. Entre eles: alteração de comportamento, dificuldade para urinar, movimentar-se, sensibilidade ao toque e falta de higiene.

Fazer um diagnóstico

Ao observar qualquer um destes sinais, a especialista recomenda que se procure imediatamente um Médico Veterinário de confiança. “Quanto mais tempo demora para perceber que o gato está doente, pior pode ser o tratamento e, a depender do caso, pode levar a morte do animal”, pontua Cleusa Deiró.

A médica veterinária destaca também a importância do profissional ser capacitado para atender e identificar possíveis doenças em felinos, principalmente por eles esconderem os sintomas. (Da Redação)