Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cuidados

Canário precisa de banho frequente

02 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Veterinário aconselha um banho por semana.
Veterinário aconselha um banho por semana. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Os pássaros na natureza costumam tomar banho diariamente. A higienização é muito importante para a saúde das penas e da pele. Qualquer dono de canário já deve ter observado que o animal adora água, e isso é proposital, um instinto de sobrevivência. Para manter a saúde do seu animal, é imprescindível que o tutor ofereça tudo o que for necessário para a higienização.

De acordo com Otávio Machado Barbosa, médico-veterinário e diretor técnico do departamento veterinário da Federação Ornitológica do Brasil, as penas são uma estrutura epidérmica, formadas por proteínas fibrosas (queratina). “Toda essa estrutura prepara o animal não somente para o voo, mas também tem a função de proteção contra choques mecânicos, termorregulação e, em algumas espécies, também são um atrativo sexual para reprodução e incubação”, explica.

O banho diário proporciona impermeabilidade, brilho e proteção das penas. Portanto, a periodicidade deve ser seguida mesmo no inverno, os banhos ainda auxiliam na retirada de parasitas. De acordo com Barbosa, aconselha, no mínimo, banho uma vez por semana.

Ao determinar a frequência e rotina do banho do seu canário, é preciso colocar uma banheira com água limpa para a higienização. “Como as aves têm o hábito de beber a água antes do banho, a água limpa é imprescindível neste processo”, acrescenta o veterinário.

Além da água limpa para a higienização, após o banho, a banheira deve ser retirada imediatamente do contato com a ave. “Isso garante que ela não beba a água suja após o banho. A rotina é simples, e pode garantir a saúde do animal, proporcionando muito mais qualidade de vida”, conclui. (Da Redação com Portal Melhores Amigos)