Buscar no Cruzeiro

Buscar

Se liga!

Prepare seu amigão para a volta do trabalho presencial

Preparativos podem ajudar animal a se acostumar com ausência do tutor

26 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Animais precisam voltar à rotina da separação temporária dos tutores.
Animais precisam voltar à rotina da separação temporária dos tutores. (Crédito: PIXABAY.COM)

Durante o período de confinamento causado pela Covid-19, passamos mais tempo com os nossos pets. Porém, à medida que regressamos aos trabalhos presenciais, e as orientações de confinamento se tornaram menos rigorosas, os bichinhos começaram a ficar mais tempo sozinhos em casa.

Essa transição pode causar dúvidas por parte das famílias, e ansiedade por parte dos pets. Para ajudar, separamos algumas dicas para você e seu pet lidarem melhor com esse momento de desconfinamento.

É isso mesmo. Quando os pets se sentem solitários, podem ficar mais ansiosos. Esse sentimento pode ser manifestado através de comportamentos destrutivos como mastigar objetos, choramingar em excesso, e urinar ou defecar fora do local inapropriado. Em alguns casos, o animal pode apresentar letargia (desânimo), permanecendo deitado por muito tempo, e apresentar falta de apetite.

Para evitar esse quadro, o segredo é voltar à rotina aos poucos. Habitue o seu pet a ficar sozinho. Deixe-o em um cômodo da casa, não permitindo que o animal de estimação o acompanhe, e volte rapidamente, gradativamente aumente esses períodos de “ausência”, comece com períodos curtos de 15 ou 30 minutos, aumentando à medida que sentir o progresso do animal. Esse processo precisa ser feito com calma e carinho, para que o seu animal de estimação não se sinta abandonado, e confie que o tutor irá voltar.

Para os tutores de cães, durante o período de confinamento é provável que os passeios diários tenham sido mais frequentes, mas com a volta ao trabalho presencial (ou híbrido) esse número pode reduzir gradualmente.

Por isso, mais uma dica é substituir algumas caminhadas durante o dia por brincadeiras com seu pet, usar acessórios para mantê-lo entretido também ajuda, além de reforçar o laço afetivo com o tutor reduz os níveis de ansiedade do pet.

Caso não tenha tempo suficiente para preparar o seu animal de estimação para a sua ausência, ou ele possa ter alguma dificuldade em ficar longe de você por longos períodos, uma visita ao médico-veterinário pode ajudar. Além da utilização de brinquedos, ou muitos profissionais indicam florais e outras ferramentas que ajudam a deixar o pet mais tranquilo e feliz, facilitando essa mudança de rotina.

É uma nova realidade e são os novos tempos aos quais todos temos de nos adaptar, incluindo os nossos animais de estimação. Se soubermos ler os sinais não verbais que os nossos animais nos dão, saberemos ajudá-los a minimizar os efeitos de todas estas mudanças. (Da Redação com Portal Melhores Amigos)