Buscar no Cruzeiro

Buscar

Felinos

Conheça o gato angorá

Os angorás são os primeiros gatos de pelo longo descritos na história

19 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Os angorás são os primeiros gatos de pelo longo descritos na história.
Os angorás são os primeiros gatos de pelo longo descritos na história. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Se você acompanha a Turma da Mônica, do Maurício de Sousa, é provável que conheça o Mingau, gato de estimação da Magali. Ele representa a raça angorá, bastante difundida no Brasil.

Os angorás surgiram na Turquia e foram os primeiros gatos de pelo longo descritos na história. Ao longo dos tempos, por meio de cruzamentos, eles acabaram participando da criação de outras espécies de bichanos, como a persa.

A pelagem alongada, sedosa e delicada é uma característica marcante dos angorás. O branco é a cor mais conhecida, mas os pelos também podem ter tonalidades marrons, vermelhas ou até de lilás. Outro traço distintivo são os olhos grandes e expressivos, geralmente verdes ou azuis -- ou até mesmo um de cada cor (heterocromia).

Embora o Mingau seja um personagem fictício, ele personifica a travessura típica da espécie. “O angorá é dócil, brincalhão e atencioso. Ele gosta de interagir com outros animais e com os humanos, inclusive crianças”, comenta a médica veterinária Lidia Meggiolaro, da Universo Felino. Segundo ela, os animais em questão são bastante ativos, tornando importante que os tutores invistam no enriquecimento do ambiente doméstico para os bigodudos brincarem à vontade.

O angorá é um gato de porte médio, com comprimento de 40 a 45 centímetros e peso variando de 2,5 a 6 quilos. A expectativa de vida, de 12 a 18 anos, é relativamente alta em relação a outras espécies de bichanos.

Segundo a profissional, a pelagem longa torna necessária a escovação diária evitando que os pelos se embolem e a ingestão excessiva nas lambeduras. “Algumas pessoas até romantizam o vômito de bolas de pelo pelos gatinhos, mas isso não é aceitável e pode trazer problemas de saúde aos pets”, ressalta Lidia. (Da Redação com Portal Melhores Amigos)