Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Cães com focinho achatado precisam de mais cuidados

Por conta do formato do crânio, eles costumam ter problemas respiratórios

12 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O focinho achatado reduz a passagem de ar e causa outros problemas de saúde.
O focinho achatado reduz a passagem de ar e causa outros problemas de saúde. (Crédito: PIXABAY.COM)

Eles são fofos, mas exigem cuidados específicos: você sabia que os cães com focinho achatado podem apresentar problemas respiratórios por conta das características anatômicas do crânio? Pois é, e isso significa que os tutores precisam ficar atentos à intensidade dos exercícios, ao clima e inclusive à dieta desses animais.

“Os cães braquicefálicos (termo adotado para animais com focinho achatado) podem apresentar com muita frequência alterações anatômicas, que geram muito frequentemente a obstrução das vias aéreas superiores, acarretando dificuldade na inspiração”, explica Vanesa Kutz de Arruda, especializada em cardiologia veterinária, que atende na Vesp Sorocaba e na My Pets, em Sorocaba (SP).

Esse aspecto, que é natural de algumas raças, pode gerar a síndrome do braquicefálico que é comum em cães shihtzu, lhasa apso, pug, bulldog inglês, bulldog francês, boxer, cavalier king charles spaniel, pequinês e boston terrier entre outras raças.

A síndrome é caracterizada por alterações anatômicas, como o estreitamento das narinas, o prolongamento de palato mole e o estreitamento da traqueia (chamada de hipoplasia de traqueia). Todas elas reduzem o espaço para a passagem de ar, fazendo com que o animal tenha mais dificuldade para respirar, além de poder apresentar outros problemas de saúde.

“Os cães braquicefálicos podem desenvolver também problemas como hipertensão pulmonar, paralisia de laringe e até mesmo apresentar sinais gastrointestinais dependendo da gravidade da obstrução, pois acabam ‘engolindo’ muito ar (aerofagia)”, diz.

A médica-veterinária explica ainda que os tutores podem facilmente suspeitar dessa alteração, já que a maioria dos cães apresenta ruídos respiratórios similares a roncos, principalmente quando ficam mais agitados ou fazem uma atividade física. Além disso, engasgos, intolerância a exercícios, dificuldade respiratória, língua roxa ou pálida e até desmaios também podem ser sinais da síndrome.

Por esses motivos, é importante pegar leve com esses cães. Isso porque atividades físicas intensas elevam a temperatura do corpo e a velocidade de respiração. “Com isso, as obstruções tendem a se agravar. Os cães não transpiram como nós e a forma mais eficaz que eles têm para resfriar o corpo é através da respiração. Por isso, ficam ofegantes quando fazem atividade física e quando a temperatura está mais alta”, afirma a médica veterinária.

Outro cuidado importante é com a alimentação desses animais, pois o ganho de peso pode agravar o quadro de dificuldade respiratória. Em alguns casos, explica Vanesa, é preciso até fazer uma dieta específica para manter o cão no peso ideal.

Além disso, os tutores de cães com focinho achatado precisam ficar bem atentos à temperatura ambiente na hora de sair para passear. “O ideal é caminhar em períodos mais frescos do dia, como no início da manhã ou à noite, principalmente no verão. Jamais caminhar em horários muito quentes ou de muita exposição solar, porque isso pode colocar em risco a saúde do cão”, diz a veterinária. (Da Redação com Portal Melhores Amigos)