Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Focinho quente em cães é sinal de alerta

26 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A temperatura corporal dos cachorros também é regulada pelo focinho.
A temperatura corporal dos cachorros também é regulada pelo focinho. (Crédito: PIXABAY.COM)

 

É muito comum ouvirmos: focinho quente significa que os cães estão com febre. Mas isso nem sempre é verdade! O focinho é um órgão muito importante para os nossos amigos peludos. Ele geralmente se mantém úmido e gelado, pois essa condição garante, por exemplo, o melhor faro possível. No entanto, diversos fatores podem fazer com que a temperatura do nariz canino se altere.

Calor ambiente, exposição ao sol, baixa umidade do ar e exercícios podem fazer com que o focinho do pet fique quente. Como os cães não suam como nós, humanos, eles regulam a temperatura corporal por meio da língua, das “almofadinhas” das patas (coxins plantares) e do focinho! Por isso, um nariz quente pode simplesmente significar que o bichinho está realizando uma troca de calor, buscando se refrescar.

“Contudo, o focinho quente acompanhado de outros sintomas, como apatia ou falta de apetite, pode, sim, indicar um estado febril”, explica Erick Mariz, médico-veterinário de São Paulo. “Se houver essa combinação de sinais clínicos, o tutor deve levar o animal a uma consulta médica”.

Outra combinação à qual os tutores devem estar atentos é o focinho quente e com secreção. O cão pode não estar com febre, mas pode, sim, estar doente -- com gripe, sinusite ou até com pneumonia, entre muitas outras enfermidades. O olhar de um especialista em saúde animal, nesse caso, é fundamental. (Da Redação com Portal Melhores Amigos)