Cuidados
Seis dicas para cuidar bem do seu pet no verão
Veterinária responde às principais dúvidas sobre a influência das altas temperaturas nos bichos
A prevenção é a melhor forma de evitar o aparecimento de doenças e problemas de saúde, especialmente durante o verão, estação do ano em que os cães costumam ficar mais expostos ao sol e ao ar livre. “Os tutores acabam saindo da rotina, levando os pets para passeios, praias e piscinas. Portanto, os cuidados precisam ser redobrados”, explica Sálua Carolina Cataneo, dermatologista veterinária e gerente de marketing da Soft Care, marca da Pet Society especializada na prevenção e manutenção da saúde dos bichos por meio das linhas Oftálmica, Dermato, Bem Estar e Baby.
- Quais os cuidados na hora do passeio?
Os cães adoram passear e, durante a estação mais quente do ano, não poderia ser diferente. Por isso, é importante que o tutor escolha com cuidado os horários para sair de casa com seu pet. É importante priorizar os períodos da manhã (antes das 10h) e do final da tarde (após às 16h), levando sempre água fresca para hidratá-lo, explica Sálua. Outro cuidado indispensável no passeio é verificar a temperatura do chão, para não queimar as patas e coxins. Recomendamos o uso de hidratantes a base de D-Pantenol antes do passeio. Assim, as patas estão sempre protegidas.
- Qual a frequência ideal de banhos durante o verão?
Nesta estação os pets entram no ritmo de férias e diversão com os tutores e acabam saindo da rotina diária, indo para piscina, praia e trilhas. Por isso os cuidados com o banho devem ser redobrados a fim de evitar o acúmulo de sujidades e ectoparasitas que podem levar à coceira e irritação. Os banhos ajudam a regular a hidratação e a manter a higiene, além de retirar o excesso de sal ou cloro do mar e da piscina. Por isso, recomendamos uma vez por semana ou sempre que o cachorro se molhar.
- Quais os melhores produtos para limpeza do pet durante o verão?
Os pets não suam pela pele, então os pelos são fundamentais para proteger o animal, no calor e no frio. Manter os fios saudáveis e a pele hidratada permite que o pet possa fazer a regulação da temperatura e, com isso, se manter saudável no verão ou no inverno. Os produtos devem conter ativos de secagem e moléculas hidratantes, além de serem atóxicos e com pH fisiológico para os pets. Uma sugestão seriam os produtos isentos de sal e formulados com ingredientes cosméticos de alta qualidade. Formulações com ingredientes naturais também garantem um bom resultado com baixa incidência de alergias.
- Posso usar secador no meu pet?
A secagem é muito importante, seja no frio ou no calor, para prevenção de fungos e bactérias que se proliferam nos pelos e na pele molhados. É importante secar muito bem o animal com toalhas e sopradores ou utilizar o secador no modo frio (evitar o quente para não aumentar a temperatura da pele). Ao contrário do que dizem, não se deve deixar o pet exposto ao sol para secar, pois tal comportamento pode elevar a temperatura corporal do cão, causando até hipertermia.
- Pets precisam usar protetor solar no verão?
A hidratação para a pele e pelagem é sempre recomendada, especialmente no verão. O uso de loção hidratante, que protege a pele contra raios UVA e UVB, também combate o envelhecimento precoce. Geralmente recomendamos as que são à base de óxido de zinco e dióxido de titânio.
- Devo tosar no verão?
As tosas devem ser feitas de acordo com a recomendação da raça, mas não de acordo com a estação do ano. “A pelagem dos pets funciona como um filtro físico que protege a pele no verão da exposição direta ao sol. Como os pets não suam pela pele, não há transpiração e nem resfriamento, então quem faz esse papel é o pelo. Ao remover o pelo, remove-se a proteção deixando a pele exposta ao sol e mais suscetível à queimaduras”, enfatiza Sálua. Portanto, nada de novidades. Seguir sempre a rotina normal de tosa do pet. (Da Redação)