Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estrelas de 4 patas

Sorocaba tem cães e gatos que são verdadeiras celebridades

Animais que fazem a diferença no dia a dia dos seres humanos

15 de Janeiro de 2022 às 01:32
Cruzeiro do Sul [email protected]
O cão terapeuta Buddy, da GCM, atua em escolas, hospitais, asilos e centros de reabilitação
O cão terapeuta Buddy, da GCM, atua em escolas, hospitais, asilos e centros de reabilitação (Crédito: )

A Olívia tem um perfil no Instagram com mais de 130 mil seguidores. O Buddy chama a atenção por onde passa, além de ter importante papel na vida de muitas pessoas. A Mika e o Piropo podem ser considerados verdadeiras celebridades, pois já venceram diversos concursos de beleza. Seja por sua história de vida, trabalho desenvolvido ou carreira, esses animais ganharam notoriedade e são famosos em Sorocaba.

Cadeirante, a golden retriever Olívia, de 3 anos, tornou-se inspiração. Em 2018, com apenas três meses de vida, caiu de uma laje de sete metros de altura, na casa de sua antiga família. Por conta do acidente, fraturou a coluna e ficou paraplégica. Os ex-tutores a levaram ao veterinário. Mas, sem poderem arcar com o alto custo do tratamento, decidiram submetê-la à eutanásia.

Porém, o profissional não permitiu e a encaminhou para o Instituto Luisa Mell. Na Organização Não Governamental (ONG), Olívia foi colocada para adoção. Foi então que o destino dela cruzou com o da gastróloga Mariana Camargo de Oliveira.

A atual tutora viu a cachorrinha em uma postagem da entidade nas redes sociais. Foi amor à primeira vista. “Quando eu a vi, fiquei bem comovida com a história dela e chateada com a situação, pela pessoa ter desistido do próprio cachorro, e decidi conhecê-la”, conta Mariana. Olívia também se apaixonou pela nova dona no primeiro encontro. “Quando ela me conheceu, ela gritava de alegria”, diz.

A identificação entre ambas foi tanta que a cachorrinha já estava reservada para outra família. Mas, uma veterinária da ONG considerou que ela havia gostado mais de Mariana. Por isso, em maio de 2018, ela foi para a casa da família Camargo de Oliveira. Desde então, faz sucesso no Instagram. Inicialmente, Mariana criou o perfil de Olívia na rede social despretensiosamente. O objetivo era arrecadar recursos para o tratamento dela.

Contudo, com o passar do tempo, devido ao seu carisma, a cachorra ganhou uma legião de fãs. Atualmente, 134 mil pessoas a seguem e acompanham as publicações e fotos do seu dia a dia. No perfil, para ajudar outros proprietários de cães com deficiência, também são divulgadas informações sobre o assunto. “Ela é muito encantadora, hipnotiza as pessoas e tem um brilho próprio”, fala Mariana, orgulhosa, sobre o motivo do sucesso de Olívia.

Cão terapeuta

Quem também nunca passa despercebido é o golden retriever Buddy, de 3 anos, cão terapeuta do canil da Guarda Civil Municipal (GCM). Ele foi doado ao canil em 2018, com dois meses de vida. Substituiu Myke, da mesma raça, antigo responsável pelo trabalho, que faleceu naquele ano, aos 9 anos de idade.

Buddy auxilia no tratamento de pessoas com deficiência. Atua em escolas, hospitais, asilos, centros de reabilitação, dentre outros. Ajuda nas partes física, emocional, preventiva e educativa dos pacientes com quem convive. “Nessa parte de reabilitação, a simples presença do cão, para que as pessoas possam tocar e interagir com ele, já é suficiente para o restabelecimento do estado psicológico da pessoa”, afirma o cabo Wellington de Almeida Torres, coordenador do canil.

Para desempenhar o seu trabalho adequadamente, o cachorro é treinado de forma específica. “No caso do cão terapeuta, ele precisa ser bastante sensível ao toque. Então, existe um treinamento chamado de sensibilização, para que ele possa se acostumar com todo tipo de toque, desde um puxão de orelha até uma puxada de pata. Como ele é submetido a crianças, precisa estar socializado e bem ambientado, para que não ocorram acidentes”, explica Torres.

O Buddy tem até farda de gala -- afinal, é um integrante da GCM, como todos os outros. Segundo Torres, ele não é especial apenas para os seus “atendidos”, mas, sim, capaz de cativar a todos. “O Buddy, praticamente, virou uma celebridade na cidade. É tanto carisma que, aonde ele vai, todo mundo quer interagir com ele, levar uma lembrança e tirar uma foto”, relata o cabo.

Top models

Uma carreira internacional bem-sucedida, com presença no pódio em vários concursos e a conquista de títulos mundiais. Estes são os sonhos de muitos modelos. A Daruma Mika e o Daruma Piropo, dois gatos da raça exótico, conseguiram realizá-los.

Mika começou a participar de concursos de beleza em 2014, aos quatro meses. O sucesso veio desde o início. “Em sua primeira exposição, um evento internacional, realizado em São Paulo, com mais de 300 gatos, ela já se consagrou best over all, que significa a melhor entre todas as raças”, informa Alex Martins, criador de gatos e tutor da felina.

Ainda em 2014, ela recebeu os prêmios de Fêmea do ano e de Gato do Ano pelo Clube Brasileiro do Gato (CBG). Já em 2016, alcançou os títulos de campeã nacional e mundial. O último foi recebido em Viena, na Áustria. “Nessa competição, havia mais de 2.500 gatos, e ela ganhou”, comenta Martins. Em seu portfólio, ela também acumula muitas outras vitórias. “A Mika já participou de 30 a 40 competições, vencendo 80% delas e estando na final de todas”, completa ele.

Assim como Mika, Piropo, de 2 anos, já obteve os títulos de campeão brasileiro e mundial, sendo o último em Friburgo, na Alemanha. O gato também começou a competir aos 4 meses e, logo no começo, já se destacou. “Até outubro de 2019, ele ganhou todas as exposições das quais participou. A conquista do Campeonato Mundial foi aos 9 meses”, destaca Martins.

O felino igualmente tem uma trajetória de sucesso, tendo participado, inclusive, de exposições nos Estados Unidos, Itália, Rússia, Espanha, dentre outros países. “Ele já participou de mais de 20 competições internacionais. Esteve na final de todas, vencendo a grande maioria. Dessas 20 exposições, ele não ganhou apenas duas”, cita Martins.

Atualmente, Mika não participa mais de concursos, enquanto Piropo segue na carreira. Porém, a gata continua no universo das celebridades animais, atuando como modelo em campanhas publicitárias. Apesar de estar fora dos campeonatos, ela fez história e deixou a sua marca. “As conquistas da Mika e do Piropo têm um peso ainda maior, porque aqui, na América Latina, nós ainda não tínhamos nenhuma delas, e isso elevou não só o Brasil, mas toda a América Latina, para um outro patamar (nos concursos)”, pontua Martins.

Garoto-propaganda

E por falar em animais famosos, a Adimax Pet, empresa que fabrica alimentos para cães e gatos, tem um “cachorro-propaganda” que faz sucesso por onde passa. Aliás, um não, nove. Eles têm o mesmo nome, Magnus, e vivem em um centro de treinamento da empresa.

Os animais representam o carro chefe da organização: a linha de produtos Magnus, fundada em Sorocaba, no ano de 2002. Os cachorros, que são da raça Bernese Mountain Dog, já somam quase dez anos de carreira no mercado publicitário. Sempre exibindo uma bandana amarela no pescoço, eles aparecem em jogos do Magnus Futsal, ações sociais em creches e visitas a clientes.

Queridinhos das celebridades, os animais têm uma lista extensa de artistas que já os tietaram. Entre eles, estão a apresentadora Ana Maria Braga, o youtuber Fred (do canal Desimpedidos) e a jornalista Renata Fan. Eles também participaram do videoclipe da música “Preto”, da dupla Fernando & Sorocaba. (Vinícius Camargo e Wilma Antunes)

Galeria

Confira a galeria de fotos