Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Cuidados com a alimentação do pet durante as festas

Ingredientes tóxicos, bebidas alcoólicas e até mesmo o lixo podem representar perigo para os peludos

25 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Fazer petiscos específicos para os pets é uma das dicas para a ceia.
Fazer petiscos específicos para os pets é uma das dicas para a ceia. (Crédito: PIXABAY.COM)

O Natal e Ano Novo são épocas de reunir a família, celebrar e comer! Assim, é preciso redobrar a atenção com os pets, já que as refeições típicas das festas de fim de ano podem fazer muito mal aos cães e gatos!

Nem todos os alimentos consumidos podem ser compartilhados com os amigos de quatro patas. “Alimentos que fazem a alegria dos humanos podem esconder diversos perigos para os animais. Uva, chocolate, alho e cebola são apenas alguns exemplos de ingredientes muito usados nos pratos típicos desta época do ano e que podem intoxicar cães e gatos. Sem falar nos exageros que comprometem o equilíbrio nutricional e causam mal-estar ao animal”, destaca o médico-veterinário Flavio Silva, mestre em nutrição de cães e gatos.

Por isso, é muito importante resistir aos olhares pidões, aos apelos insistentes e não partilhar as refeições e aperitivos com os pets. “O pet é membro da família e é natural que ele seja incluído nas festas. Porém, é necessário encontrar outros meios de inclusão, com brincadeiras e petiscos específicos para eles, como cookies e alimentos úmidos”, finaliza Silva.

Ele lembra ainda que os petiscos não devem ser oferecidos em excesso para não comprometer o equilíbrio nutricional nem interferir no apetite, fazendo com que o pet deixe de comer sua refeição habitual.

Intoxicações

Para evitar intoxicação alimentar no pet nas festas de fim de ano é necessário que o tutor fique atento a alguns pontos, pondera o veterinário. Ele lembra que é necessário atenção com alimentos tóxicos “Fique atento aos alimentos que fazem parte da ceia, mas são proibidos para cães e gatos, como a cebola, alho, chocolate, uva e macadâmia.”

As bebidas alcoólicas também devem ficar longe dos nossos amigos peludos. “Não deixe copos de bebida alcoólica pela casa. Além de afetar o estômago, a bebida pode causar sérias complicações, como a intoxicação alcoólica”, alerta Silva.

Outra dica do especialista é com relação ao lixo que deve ser mantido em locais apropriados e fora do alcance dos animais. “Isso pode causar intoxicação alimentar e até mesmo ferimentos, dependendo do tipo de material que houver dentro do lixo”, alerta.

Por fim, apesar de não fazer parte da ceia, o veterinário lembra que os enfeites natalinos também podem ser um perigo para os pets. “Objetos em locais de fácil acesso, como na árvore de Natal, podem ser pegos pelo animal e até ingeridos, causando engasgamento ou algum problema mais sério”, finaliza.

Seguindo essas dicas, o melhor amigo poderá aproveitar as festas de fim de ano junto com a família, com saúde e sem sustos! (Da Redação)