Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cuidados

Escovação evita doenças e melhora o pelo dos cachorros

Uso do tipo correto da escova ou pente é essencial para atingir benefícios

20 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A escovação regular dos pelos pode reduzir a necessidade de banhos.
A escovação regular dos pelos pode reduzir a necessidade de banhos. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A escovação é muito importante para a saúde e o bem-estar do seu cãozinho. Principalmente para aqueles mais peludos, pois previne que bolas e emaranhados de pelos se formem.

Com uma boa escovação, você pode inclusive reduzir a frequência de banhos. Mas isso depende, claro, da aparência e da rotina do pet -- e do quão bagunceiro ele é.

“A escovação regular faz com que os cachorros não tenham tantos nós nos pelos, evitando acúmulos de sujeira, pele morta e qualquer coisa que possa se agarrar a eles”, afirma a médica veterinária Mayara Ramos da Silva. “Em alguns casos, o acúmulo de sujeira pode até causar certas dermatites na pele do animal”.

Variedade de modelos

De toda forma, cuidado na hora de comprar uma escova. Há diversos modelos, indicados parar diferentes pets e pelos. Confira algumas opções a seguir:

Escova de pinos: Também conhecida como escova de aço, é uma das mais populares. É ideal para animais com pelos de tamanho médio e longo. Por contar com pinos mais espaçados, o que facilita a eliminação de nós, é indicada também para pelos encaracolados ou que se assemelham à lã.

Escova de cerdas: Versátil, é excelente para diversos tipos de pelagens. Com ela, a escovação é mais leve, deixando o pelo mais brilhante e sedoso. Há diferentes versões: se o pelo for grosso, por exemplo, escolha uma com cerdas duras. Se o pelo for longo, prefira as cerdas maiores.

Pente: Há vários modelos, dos mais finos -- semelhantes aos de humanos -- aos mais grossos, que cabem na mão. De toda forma, o pente é indicado para cachorros com pelagem curta e suave. Além de retirarem pelos mortos, ajudam o pet a relaxar, pois seu toque é macio e funciona tal qual uma massagem.

Rasqueadeiras: Essa escova é específica para retirar pelos embaraçados ou mortos, e usualmente é utilizada após a escovação principal. Com cerdas finas e de metal, possui um toque áspero, portanto, atenção com ela! Antes de utilizá-la, peça auxílio a um especialista, pois alguns cães, como os de pele fina, podem se machucar.

Os modelos furminators, bastante conhecidos, se diferenciam pela eficiência na retirada de pelos mortos. Também conseguem distribuir uniformemente o óleo natural da pelagem. São, enfim, como uma rasqueadeira retrátil.

Conforme aponta Mayara, deve-se tomar cuidado ao escolher a escova ideal para seu cachorrinho. “Peça sempre o auxílio de um profissional da área e cuidado para não ferir a pele do seu amigão”, alerta. (Da Redação com Portal Melhores Amigos)