Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

É primavera: cuidado com as alergias

06 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Alergias em cães e gatos podem ser agravadas por conta do pólen.
Alergias em cães e gatos podem ser agravadas por conta do pólen. (Crédito: PIXABAY.COM)

Durante a primavera, sintomas como tosse, espirros e coriza se tornam comuns e muitas pessoas sofrem com a chamada “rinite alérgica”. O mesmo pode acontecer com os pets. Tanto cães como gatos, também estão sujeitos ao surgimento ou piora dos sintomas alérgicos associados às mudanças de estações. São o que chamamos de alergias sazonais, ligadas a mudanças de temperatura ou de estações. Embora as alergias possam se instalar em qualquer estação, é na primavera que os sintomas podem piorar naqueles animais sensíveis a pólens, assim como em humanos. Entretanto, existem diferenças entre cada espécie, principalmente em relação aos sinais através dos quais essas alergias se manifestam, como veremos mais adiante.

Dentre as principais doenças alérgicas que acometem cães e gatos, estão as atopias. Podem provocar sintomas respiratórios (rinites, asma), oculares (conjuntivites) ou dermatológicos (dermatite atópica). Os sintomas das atopias são produzidos pelo contato com “alérgenos” (nome dado às substâncias responsáveis pelas reações alérgicas) que estão naturalmente encontrados no ambiente, tais como ácaros, bolores e pólens de plantas.

O controle dos sintomas por meio de medicamentos e a realização de um tratamento de desensibilização das alergias são alguns dos caminhos. Um veterinário sempre deve ser consultado sobre os melhores procedimentos a serem adotados com o animal. (Da Redação)