Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Cães também sofrem do coração

Falta de ar, tosse constante e desmaios são alguns dos sintomas

06 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Estatística é que problemas cardíacos afetem três em cada 10 cachorros.
Estatística é que problemas cardíacos afetem três em cada 10 cachorros. (Crédito: PIXABAY.COM)

Três em cada 10 cães de meia idade a idosos convivem com a insuficiência cardíaca congestiva, doença crônica que não tem cura. O alerta, baseado em estudos recentes, é feito pelo médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

“A insuficiência cardíaca congestiva, também conhecida pela sigla ICC, é um dos problemas cardiológicos mais comuns em pets. Se não houver tratamento adequado, essa enfermidade pode provocar danos irreversíveis à saúde do animal, prejudicando o seu bem-estar e reduzindo sua longevidade. Em vários casos, pode se agravar, levando à morte do nosso companheiro”, informa Dias.

Para identificar as alterações cardíacas o mais cedo possível, é preciso estar atento a alguns sintomas apresentados pelos animais. “Entre os mais importantes sinais indicativos da doença estão cansaço, fraqueza, tosse frequente, dificuldade em respirar, intolerância ao exercício, diminuição do apetite, emagrecimento e desmaios”, detalha o profissional.

Jaime Dias salienta que, “em casos mais avançados, pode haver acúmulo de líquidos nos pulmões e nos membros, com lesões importantes em outros órgãos, como os rins. Por isso, caso o cão apresente um ou mais sintomas, é extremamente importante que o tutor o leve para consulta com um médico veterinário, que avaliará o caso, solicitará exames e auxiliará no tratamento adequado”. (Da Redação)