Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comportamento

Tutores devem conhecer a linguagem corporal dos cães

Medo, excitação e raiva são situações que podem ser reconhecidas

11 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
O estado de alerta mostra que algo ou alguém chamou a atenção do cão.
O estado de alerta mostra que algo ou alguém chamou a atenção do cão. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Assim como os humanos, cães conseguem expressar diversos sentimentos como afeto, confiança, medo e alerta de perigo somente pela postura. Eles não só se expressam, como também conseguem entender nossa linguagem corporal e nossa atitude. Conhecer a linguagem corporal dos cães faz com que os tutores compreendam o estado emocional do pet, garantindo uma comunicação mais efetiva e saudável

Na posição de alerta, os cães apontam as orelhas para frente, alinham o rabo na altura do corpo e se apoiam na ponta das patas. É comum que aconteça quando o pet ouve algum barulho estranho ou outro animal passando na rua. Esse sinal pode gerar comportamentos de excitação, medo ou agressividade, dependendo do motivo que originou o estado de alerta do cãozinho.

Quando os cães rosnam, querem dar a entender que não gostaram de algo. Muitas vezes, essa é maneira que o bichinho encontra de avisar para que alguém ou outro cão se afaste. Essa atitude pode preceder um avanço ou uma mordida, dependendo da situação e do estresse do cachorro.

“Os cães se comunicam 80% utilizando a linguagem corporal. Apenas 20% os demais sentidos. Por isso, é importante que o tutor aprenda a identificar os sinais que o cão apresenta em seu comportamento”, afirma Cleber Santos, especialista em comportamento animal de Balance.

Cleber lembra também dos momentos em que os cães simplesmente desviam o olhar. Segundo ele, essa é uma das formas mais comuns que os cães usam para demonstrar que estão se sentindo incomodados, estressados, assustados ou ameaçados por alguma coisa. “É a maneira que esses pets aprenderam a se retirar de um conflito ou avisar que não querem contatos invasivos.”

Já o ato de bocejar pode ter significados diferentes, pois pode ser atribuído a sono ou cansaço dos pets ou pode ser um sinal de que o cachorro está estressado ou incomodado com algo. Muitos bichinhos bocejam quando levam broncas ou se assustam com algo.

Por fim, Cleber cita o relaxamento dos cães. “Quando estão com a cauda e cantos da boca relaxados e orelhas em posição natural, os cães estão se sentindo seguros, tranquilos e felizes”. Geralmente encontramos pets com essa postura após exercícios físicos, brincadeiras e quando se sentem confortáveis no ambiente em que se encontram.

O especialista finaliza destacando a importância dos tutores saberem reconhecer o comportamento de seus cães. “Pela postura que ele pode vir a mostrar diante de situações diversas, é possível evitar conflitos, compreender suas necessidades e melhorar a relação com o pet.” (Da Redação)