Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comportamento

Como é o sono do seu cachorro?

Veterinários explicam que sonhos e o ronco são comuns entre os cães

04 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Cães que dormem relaxados tendem a roncar mais dos que dormem enrolados.
Cães que dormem relaxados tendem a roncar mais dos que dormem enrolados. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Alguns cães tem o sono mais agitado que outros, assim como acontece com os seres humanos. Muitos donos costumam ver seus cães se mexendo muito durante o sono e imaginam que eles estejam sonhando. E estão certos. Outra coisa interessante e que muitos tutores conhecem, é o ronco dos cães e isso também é um indicativo da saúde do seu amigo peludo.

Segundo o médico-veterinário Ricardo Gardim, de São José dos Campos (SP), assim como os humanos, o sono dos cães tem três estágios: NREM (movimento não-rápido dos olhos), REM (movimento rápido dos olhos) e SWS (sono de onda lenta é nesse estágio que o cão respira profundamente).

“Os cães sonham no estágio REM (segundo estágio) e é nesse ciclo que eles tendem a se mexer, normalmente as patas, como se estivessem correndo, ou mesmo latir”, explica Gardim. “O ideal é que você não faça nada para não assustar o seu cão. Se ele estiver muito agitado, chame seu nome, sem gritar, com calma e de preferência sem tocá-lo.”

O veterinário lembra que alguns cães dormem mais enrolados, outros dormem mais esticados. “Os que dormem enrolados não relaxam muito os músculos e tendem a se mexer menos do que os que dormem esticados e totalmente relaxados”, afirma.

Roncos

Ironicamente, o ronco é mais uma das características que seres caninos e humanos compartilham neste mundo. “A principal causa está ligada a obesidade e a conformação anatômica. Os cães obesos podem apresentar o palato (uma continuação do céu da boca) mais gordinho e, por isso, o ar tem um pouco de dificuldade para passar, fazendo com que essa região vibre e faça o som”, explica Miguel Ziegler, médico-veterinário.

A congestão nasal e a posição em que o cão dorme também podem influenciar nessa passagem de ar e causar o ronco. Mas caso seu bichinho não apresente o focinho obstruído, talvez esteja na hora de fazer um regime. Segundo o médico veterinário, “a perda de peso é o principal tratamento para fazer o cão parar de roncar”.

Além disso, pode ser que o seu pet faça parte do grupo de roncadores natos, que são mais propensos a apresentar o problema. “Os cães com maior predisposição ao ronco são os de raças braquicefálicas, como bulldogue, boxer, lhasa apso, shi tzu e raças que tendem à obesidade, como o labrador”, relata Miguel.

Como cada caso é um caso, vale sempre uma consulta ao veterinário para saber como lidar com o ronco do seu cão. (Da Redação com Portal Melhores Amigos)