Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Saúde bucal também faz parte dos cuidados com os cães

Recomendação é para que limpeza dos dentes seja diária

28 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
A pasta de dentes deve ser específicas para animais.
A pasta de dentes deve ser específicas para animais. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Sabe aquela frase “saúde começa pela boca”? Pois é, ela se aplica a seu pet também. Muito ao molde do que acontece com os seres humanos, a boa saúde bucal impede desde males localizados na boca do animal -- como a periodontite, inflamação causada por bactérias -- até quadros mais sérios que se espalham em outras partes do corpo, como lesões cardíacas e renais.

Quem explica a importância de manter a boca do seu pet limpa é o médico-veterinário e professor Marcello Roza. “A escovação deve ser diária, com escovas macias e pastas apropriadas para uso em animais. Pasta de dente para uso em humanos não são adequadas. Elas contém ingredientes como flúor e sabão”, diz o professor. Ambos podem desencadear reações alérgicas e irritações gástricas em cães e gatos.

Achou estranho? É isso mesmo. Na composição do creme dental ou pasta de dente para humanos existem elementos como o lauril sulfato de sódio, ou algum outro tipo de sulfato. Esse tipo de ingrediente é encontrado, por exemplo, nos xampus. Ou seja, para manter os dentes do seu melhor amigo em dia, adquira produtos específicos para ele.

Caso você já tenha todos os acessórios, não desanime se o seu pet apresentar alguma resistência à escova. Roza prossegue explicando que “é importante que sempre se faça condicionamento, com reforços positivos. Inicie pela manipulação da boca”.

Para isso, você pode utilizar o dedo, com a pasta de dente especial para pets. Após ele se acostumar com esse processo, é hora de experimentar a escova. “O ideal é fazer a escovação em um ambiente calmo, e no mesmo horário todos os dias”. Quanto mais cedo o animal se acostumar com a higiene bucal, melhor e mais fácil será mantê-lo com os dentes e boca limpa.

No entanto, algumas práticas e produtos auxiliares também podem dar uma mãozinha. Ou, no caso, uma patinha. “Petiscos funcionais -- aqueles com ação química ou mecânica -- são bastante úteis na complementação da escovação”. Os snacks com ação química são aqueles que possuem ingredientes que ajudam a dissolver as impurezas acumuladas no dentes e gengiva. Snacks e brinquedos com ação mecânica ajudam a remover sujidades por meio do atrito do material com os dentes e gengiva. Se for oferecer brinquedos com essa propriedade de limpeza, preste atenção na dureza do material. É importante dar ao pet produtos com alguma maciez ou elasticidade, para evitar fraturas dentárias e outros acidentes e ferimentos.

Mas atenção! O especialista em saúde bucal veterinária deixa claro que não existe método melhor para manter boca e dente do seu pet em dia. Além de evitar doenças, combate o mau hálito que pode aparecer, ou tecnicamente, a halitose. O mau hálito do seu bichinho nem sempre é causado por problemas dentários, mas vale a pena uma investigação, já que pode ser um problema crônico. Na dúvida, procure sempre um médico-veterinário! (Da Redação com Portal Melhores Amigos)