Aves
Outono altera a rotina de cuidado com aves
O outono já chegou e as temperaturas já baixaram significativamente. Se nós, humanos, que temos recursos para nos aquecer, sentimos um pouco a troca de estação, com os animais não é diferente. Apesar de ser uma dúvida de muitos tutores, a queda de temperatura é uma mudança que os animais recebem naturalmente. No caso das aves é preciso apenas estar atento com a saúde do animal para que ele passe por isso naturalmente
De acordo com Otávio Machado Barbosa, médico-veterinário e diretor técnico do departamento veterinário da Federação Ornitológica do Brasil, as estações do ano fazem parte do ciclo biológico das aves. “Quando temos aves bem nutridas e manejadas, as mudanças de estação não são recebidas como um problema, e sim como parte natural do ciclo”, explica.
No caso de aves criadas em ambiente fechado, Barbosa explica que a atenção deve ser voltada para a região do país em que a ave está. Se são aves oriundas de regiões mais quentes do país e agora encontram-se alojados em regiões mais frias, é importante garantir um ambiente mais aquecido para uma melhor adaptação da ave. “As penas são os reguladores térmicos das aves”, complementa.
Uma das maiores dúvidas dos tutores é como fica o banho nestes períodos mais frios. “No inverno, a rotina de banho deve ser mantida. No entanto, em dias muito frios, o banho pode ser adiado. A percepção do dia muito frio é da própria ave, que se recusa a entrar na água em dias mais críticos”, orienta o veterinário.
No dia-a-dia, a observação de que o frio é um incômodo para a ave é o eriçamento das penas. Nestes casos, cobrir a gaiola com um tecido e evitar colocá-la em um local que passe alguma corrente de ar são soluções práticas e simples que podem melhorar a qualidade de vida do pássaro nas estações mais frias do ano. (Portal Melhores Amigos)