Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aves

Rouxinol do Rio Negro, uma ave exótica e conhecida pelo canto

19 de Dezembro de 2020 às 00:01

Rouxinol do Rio Negro, uma ave exótica e conhecida pelo canto

O rouxinol é encontrado na região da Amazônia, ele vive no Amazonas, na Guiana e na Venezuela. Crédito da foto: Divulgação

O Rouxinol é uma ave linda que existe no mundo todo, principalmente na Ásia. Mas há um tipicamente latino, o Rouxinol do Rio Negro. Encontrado na região da Amazônia, ele vive no Amazonas, na Guiana e na Venezuela.

Este rouxinol é diferente do restante em outros aspectos também, incluindo na aparência física. “A plumagem típica do rouxinol é negra, com a ponta das asas amareladas. Já o do Rio Negro possui uma espécie de capacete dourado na cabeça”, conta a Dra. Magda Izidio de Souza, da Clínica Veterinária Fênix. Isso acontece tanto no macho quanto na fêmea, que não podem ser diferenciados simplesmente pela aparência.

Segundo a Dra. Magda, “após o Uirapuru, o canto do Rouxinol é listado como o segundo mais belo do mundo”. O canto dele imita perfeitamente o de outras aves, em especial o sabiá, e o pássaro começa a cantar ainda novinho. “Com oito meses, é possível diferenciar cinco tipos diferentes de canto do Rouxinol do Rio Negro”.

Ele é um onívoro, ou seja, come de tudo: larvas, legumes, frutas e ração balanceada. No entanto, com uma importante observação. “Ele precisa de um reforço na alimentação com larvas de tenébrio, utilizadas principalmente como iscas para pescar. Estas larvas devem ser dadas ao pássaro na época de procriação”, explica a especialista.

Um dos cuidados mais importantes de saber para quem admira essa ave é que ela adora viver em casal e não gosta de se misturar a outras aves. (Portal Melhores Amigos)