Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aves

Criadores podem ter apenas aves exóticas

07 de Novembro de 2020 às 00:01

Criadores podem ter apenas aves exóticas

A cacatua é uma das aves pode ser criada em casa. Crédito da foto: Divulgação

Os pássaros são bons animais de estimação, principalmente para quem mora em apartamento. Ao contrário de cães e gatos, as aves exigem pouca manutenção. No entanto, também pedem atenção e cuidados. Mas não são todas que podem ser criadas em casa, alerta José Felício, criador de pássaros em Araraquara, interior de São Paulo.

“É bom lembrar que o Ibama, órgão responsável pela regularização e proteção à criação e exploração da fauna brasileira, não permite que animais nativos de nossas matas possam ser criados em cativeiro, com raras exceções”, lembra Felício. Quem descumpre essa determinação pode ser multado e até mesmo preso.

Já as aves “exóticas”, que não pertencem à fauna brasileira, podem ser criadas em casa. Entre eles estão a cacatua, canário belga, calopsita e periquito.

O criador lembra que existem diversos outros pássaros que podem ser criados em casa. “Analise bem as características da espécie que você deseja adquirir e escolha aquela que mais identifica-se com você. É importante garantir um bom lar para qualquer que seja o animal”, alerta.

Para ver a lista completa do Ibama de pássaros exóticos acesse o endereço eletrônico: www.acperjebr.com.br. (Portal Melhores Amigos)