Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cuidados

Coceira pode ser sinal de dermatite alérgica

17 de Outubro de 2020 às 00:01

Coceira pode ser sinal de dermatite alérgica

Parasitas, plantas e produtos de limpeza podem causar alergia no animal. Crédito da foto: Divulgação

Coceira, vermelhidão na pele, pele seca e escamosa, perda de pelo. Todos esses sintomas são mais comuns em cães e podem indicar dermatite alérgica. A doença é uma das principais queixas de tutores de pets em consultórios veterinários, mas existem tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida do pet.

Para começar, é importante que o tutor observe o comportamento do cão. “O padrão dos cães com dermatite alérgica é sempre o mesmo. Muita coceira e de forma contínua, lambeduras insistentes em regiões específicas e até mesmo mordidas leves nos locais irritados”, explica o médico veterinário Adelmo Guilhoto Miguel.

Muitos casos de alergias podem estar relacionadas às plantas,ácaro, alguns tipos de alimentos, produtos de limpeza e a parasitas externos como pulgas e carrapatos. Atualmente, existem testes alergênicos através de exames de sangue, que ajudam a identificar com precisão os agentes causadores das alergias.

Antes de iniciar um protocolo de tratamento, é preciso identificar a causa primária do problema. Depois de identificada, segundo Guilhoto, existem tratamentos com vacinas imunoterápicas que dessensibilizam o organismo ao alérgeno.

Enquanto a causa não é identificada, medicações com antialérgicos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida do cão. O veterinário lembra que, por mais que os antialérgicos sejam eficientes para tratar os sintomas da dermatite, é preciso identificar a causa do problema para que não haja reincidência. (Portal Melhores Amigos)