Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Mês é de prevenção ao câncer de mama também para os pets

17 de Outubro de 2020 às 00:01

Mês é de prevenção ao câncer de mama também para os pets

Carinho na barriga é melhor forma para tutores observarem anormalidades. Crédito da foto: pixabay.com

Outubro é o mês dedicado a conscientização do câncer de mama em mulheres. O que muitas pessoas não sabem é que cães e gatos fêmeas também correm risco de ter a chamada neoplasia mamária. É importante focar, também, na conscientização da prevenção dessa doença que, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer de 2019, apresenta 25% mais casos a cada ano que passa. Em cadelas, por exemplo, estes tumores representam 50% de todos os diagnosticados, de acordo com artigo no periódico científico da Universidade de Santa Maria.

“É sempre recomendado levar os pets regularmente ao veterinário para que esses tipos de doenças possam ser prevenidas ou diagnosticadas de maneira precoce. A neoplasia é bastante perigosa e mais comum do que imaginamos entre cães e gatos”, afirma Larissa Risolia, consultora de assuntos veterinários de uma empresa de nutrição animal. “A principal recomendação para prevenção neste caso é a castração precoce. A cadela ou a gata devem ser castradas antes do primeiro cio, idealmente, ou, então, entre o primeiro e o segundo ciclo. Isso porque a incidência de neoplasia mamária é muito maior em pets não castrados, já que a progesterona e o estrógeno no epitélio mamário possuem papéis cruciais no desenvolvimento do tumor”, completa.

A consultora de assuntos veterinários reforça a importância de sempre observar o animal em casa. “Fazer carinho no abdome com atenção é o melhor momento para tentar perceber alguma alteração, alguma protuberância. Assim é possível detectar a doença em seu estágio mais precoce”, explica Larissa Risolia.

Sintomas e tratamento

Entre os principais sintomas da neoplasia mamária nos pets estão dores no local, inflamação da glândula mamária e aumento de volume (em forma de nódulo ou placa). Em alguns casos e tipos de tumores, pode ser observada a presença de secreção ou até mesmo galactorréia, que é a produção de leite fora do período de lactação normal.

Geralmente, o tratamento de escolha para os tumores de mama nas cadelas e gatas é cirúrgico, onde o veterinário opta pela remoção completa do tumor. (Da Redação)