Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comportamento

Mudança de cor nas penas pode indicar doença nas aves

22 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Mudança de cor nas penas pode indicar doença nas aves

Problemas de nutrição, doença no fígado ou infecções podem estar entre as causas. Crédito da foto: Divulgação / Portal melhores amigos

A alteração de cor de penas é um indicativo de que algo pode estar errado com o seu animal de estimação. Problemas de nutrição, doença no fígado ou infecções podem estar entre as causas, portanto, se isso ocorrer, o tutor deve procurar um serviço especializado o quanto antes.

O alerta é da médica veterinária Cristina Fotin, especialista em aves e animais silvestres, da Clínica Veterinária Jardim Esther (www.cristinafotin.com.br). “Alteração na cor das penas, sejam cores mais claras ou mesmo substituição de cores, ou perda de brilho geralmente indicam problemas de saúde na ave. Quando isso ocorre, é preciso procurar um especialista para diagnosticar a causa e o melhor tratamento, se for o caso”, afirma Cristina.

A profissional explica os principais problemas relacionados a alteração de coloração. “Problemas de nutrição, como desnutrição ou deficiências de vitaminas ou proteínas; problemas no fígado, órgão que metaboliza nutrientes; ou qualquer outro problema de saúde, geralmente infecções no momento anterior à troca de penas.”

[irp posts="195551" ]

 

Muda de penas

Não se deve confundir alteração na característica visual das penas com a muda de penas. Esta última é um processo natural que ocorre nas aves pelo menos duas vezes ao ano um pouco antes da primavera e um pouco antes do inverno. “O processo de muda de penas faz com que a ave renove todo o seu empenamento tanto para enfrentar o inverno como para se preparar para a época de reprodução, na primavera”, explica Cristina. “Nesta última época, os machos precisam de penas bonitas para atrair as fêmeas, e as fêmeas precisam estar com o empenamento sadio para aquecerem bem os ovos e chocarem bem.”

O processo de troca de penas é gradativo e dura aproximadamente de 15 a 30 dias. Se o tutor perceber que a troca está demorando mais do que isso, também é um indicativo de problema na ave. “Empenamento muito extenso ou falhas no empenamento, quando parte das penas que caem não são substituídas, também podem indicar problemas. Neste caso é preciso também buscar ajuda profissional especializada”, afirma a especialista. (Fonte: Portal Melhores Amigos)