Felinos
Gato MTV!
Crédito da foto: Neusa Gatto
Neusa Gatto
Senta-se no muro e põe-se a pensar. Aquele lugar já tinha sido menos barulhento. Até curte a animação da moçada com música. Na rua, calçadas. Mas, alguns folgam. E dá-lhe “sobe som” pra todo mundo ouvir. Rola solto.
Parece ir longe a noite de sexta, sabe como é..
Enquanto pensa, olha a garotinha na varanda vizinha a sacolejar a boneca pela cabeça. Ao lado da mãe, chacoalha e chacoalha. O moleque desce de skate na ladeira. As janelas abertas indicam que tá calor e ainda é cedo. E, então, numa sacudida se levanta. Espreguiça. Checa mais uma vez as redondezas. Sai de mau humor. Resmunga pelo caminho. Aquele som.
Entra em casa e... na porta da cozinha, uma parada estratégica. Cheiro bom de comida vem lá. Amigos do “meu brother”, pensa, em mais uma receita daquelas... muita verdura.
Olha o Cicinho! Alguém se espanta ao me ver. Fico na minha. Olho sério. Ok, penso. Oi pra todo mundo, não, não, não precisam se achegar... Boto a atenção na música. Um rock clássico, certamente... Um The Cure... talvez....
Então, o gato entende de música? Vão dizer alguns com um riso sarcástico. Não, não, não me tomem por um felino prepotente. Tenho apenas bom gosto. Adquirido aqui em noites e noites de baladas da galera da casa. Vamos dizer que sou um gato tipo “MTV”,eh, eh, eh.
Um ruído. Viro a cabeça. Alguma coisa se mexe. Certeza. Bem ali por trás das madeiras encostadas na parede.
Viro lentamente e foco o lugar. Um rato? Ou... será... um outro gato?
Outro parceiro a bisbilhotar o meu pedaço? Me aprumo. Aqui, não. Só o pestinha cinza se aventurou. O Grafite. Um tico de gato quando chegou. Brabo. Botei na linha. Era folgar pra eu mandar “aquele” olhar. Pronto. Se ligava. Teve sorte o danado. Ganhou nova casa. De amigos ...
Vai se emocionar? me cutuca o pensamento. Lembranças. Sim, algumas me pegam.
No quintal, agora é dança. Seja o que for que estava nas madeiras se foi. Hoje não tem caça. Desvio aqui e ali e no caminho, um colo conhecido. Num pulo me ajeito. Mãos grossas alisam meu pelo. Carinho que conheço e me agrada. Sinto o meu ronronar. Troca de sensações. Bom astral, é isso!
Nesa Gatto é jornalista e produtora de vídeo