Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Pets: Para ser saudável é preciso ter higiene

21 de Junho de 2019 às 23:30

Para ser saudável é preciso ter higiene

Por conta da presença de pelo, saliva e demais sujeiras, os potes de comida e água devem ser higienizados diariamente. Crédito da foto: Pixabay.com

Ter animais de estimação em casa é uma alegria só, não é mesmo? Porém, a presença de cães, gatos e demais animais implica em responsabilidades, como os cuidados com a higienização dos pertences dos pets.

Para os cuidados com a higienização dos pertences dos pets, é importante usar produtos próprios com indicação de veterinários, ou sabão neutro, como o sabão de coco, por exemplo.

[irp posts="78169" ]

 

É comum, tutores cometerem erros como o de utilizar produtos de limpeza de uso doméstico nos cuidados com a higienização dos pertences dos pets, e gerarem algum tipo de alergia e até mesmo intoxicação nos animais de estimação. É importante criar uma rotina em relação a esses cuidados e atentar-se nos produtos utilizados para a limpeza desses itens.

Alimento e água

A primeira e mais importante atenção refere-se aos potes de alimento e água. Pelo contato direto dos animais com esses itens é fundamental que o tutor faça a higienização do comedouro e do bebedouro uma vez ao dia. Pelo, saliva e demais sujeiras têm contato direto com essa água e alimento, por isso a atenção a esses itens deve ser redobrada.

Os cuidados com a higienização dos pertences dos pets em especial com os potes de alimentos, deve ser feito com atenção: não use desinfetantes que não sejam próprios aos pets, nem jogue apenas uma água e pronto. É necessário uso de sabão neutro e com o auxílio de uma esponja que seja apenas para essa finalidade seja removido toda a sujeira.

Retirar todo o produto com água em abundância e secá-los é importante, pois, evitam qualquer contato com restos de produto de limpeza com a água ou alimento a ser servido ao animalzinho de estimação.

Camas, cobertores e brinquedos

Essa atenção deve ocorrer ainda com os brinquedos, cobertores e com as caminhas desses animais de estimação. Camas almofadadas e cobertas são locais muito propensos ao acúmulo de pelos e parasitas, como as pulgas, por exemplo. O primeiro passo é usar um aspirador ou escova própria para eliminar os pelos que lá se acumulam antes de fazer a desinfecção dos itens por meio da lavagem.

Para ser saudável é preciso ter higiene

Camas e cobertores dos pets devem ser lavadas periodicamente. Crédito da foto: Pixabay.com

Deixar esses itens de molho pode ser uma indicação, pois, ajuda a tirar toda a sujeira desses pertences, além de garantir a eliminação de parasitas como as pulgas e os carrapatos. Os desinfetantes próprios ao uso pet ajudam nessa desinfecção e podem ser usados sem medo pelos tutores.

Caso o pet tenha feito xixi em um desses itens, após a higienização com o desinfetante, o tutor pode usar um pouco de vinagre branco com água e enxaguar, eliminado assim por completo o odor de urina.

Já a cama de plástico e os brinquedos podem ser lavados, o que facilita todos os cuidados com a higienização dos pertences dos pets. Brinquedos de pelúcia devem seguir a mesma orientação de higienização das camas almofadadas e dos cobertores.

Caixa de areia

Tutores que cuidam de gatos é importante que a caixa de areia seja lavada e desinfetada a cada dois dias. Jogue a areia fora, despeje água e um pouco de desinfetante e esfregue todo o recipiente. Antes de colocar a areia nova, certifique-se que a caixa está seca. Os potes de água e comida dos gatos também devem ser lavados diariamente. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos