Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cuidados

Aquário de água doce: ideal para iniciantes

11 de Maio de 2019 às 00:01

Aquário de água doce: ideal para iniciantes

A luz é importante, mas como os peixes não têm pálpebra, é indispensável que elas sejam desligadas durante a noite para que eles possam dormir. Crédito da foto: Pixabay.com

Um aquário é mais que um objeto decoração. Trata-se um pequeno ecossistema que precisa de dedicação paciência, responsabilidade e cuidados diários. Não fique imaginando que um aquário é algo que basta montar e acabou. Os de água doce são mais comuns e fáceis de cuidar, sendo o recomendado para iniciantes, segundo Willian Sugai, Diretor de Comércio da Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia (Abla).

É possível montar tranquilamente um aquário em casa. Basta seguir algumas instruções. O primeiro passo é escolher o tamanho que deseja ter. Escolha um tamanho que seja adequado para o seu bolso. Após comprar, escolha um local na casa para colocar o aquário. “Evite ambiente com luz solar diretas. Prefira locais com tomadas próximas, mantenha longe de animais e coloque num móvel estável e resistente e sem obstáculos que dificultem a manutenção e limpeza”, aconselha Sugai.

Lista de compras

Na lista de compra é preciso ter filtro, cascalho, termômetro, sifão, redinha, pedras e plantas ornamentais. Sugai explica que o filtro pode ser externo ou interno e é fundamental para o bom funcionamento e ambiente interno do seu aquário, pois “uma boa movimentação e circulação da água são essenciais para a eficiência da filtragem, oxigenação e consequentemente a estabilidade biológica do aquário.”

O cascalho ideal é o preto de basalto com diâmetro em torno de 2 mm que são ótimos para fixar as plantas artificiais e dão contraste com os peixes coloridos. O basalto também alcaliniza a água ligeiramente ajudando na estabilidade do pH da água. Faça uma camada sobre o fundo do aquário com espessura de 4 a 6 cm, “enterrando” o caule das plantas artificiais no cascalho, que pode ter uma variedade de cores.

Aquário de água doce: ideal para iniciantes

É preciso estudar o comportamento das espécies antes de colocá-las juntas. Crédito da foto: Pixabay.com

Outro item essencial é o termômetro, ele serve para controlar a temperatura dentro do aquário, que deve estar sempre entre 22 e 28 graus Celsius. “O iniciante precisa colocar peixes que sejam compatíveis entre si em todos os quesitos água, agressividade, temperatura, esse é um dos segredos”, revela o especialista.

As luzes de led são importantes pois os peixes precisam de luz para viver, mas também precisam de escuridão para dormir pois não tem pálpebra. Então, fique atento à iluminação, desligando tudo durante a noite.

Para a manutenção do aquário é esencial ter um sifão. Como explica Sugai, o item tem uma mangueira com diâmetro menor e um tubo na ponta de diâmetro maior, que serve para aspirar o fundo do aquário. “É um dos itens mais importantes para a sua manutenção, pois retira a sujeira e a água que precisa ser substituída”, alerta.

Também para a manutenção do aquário, a redinha será usada para retirar peixes ou restos de planta. Falando nisso, as pedras precisam ser neutras para não interferir no pH da água. Já as plantas é recomendado ser artificiais pois não necessitam de iluminação especial nem injeção de CO². plantas precisam de cuidados como fertilização, iluminação, CO².

Com essas dicas iniciais já é possível montar um aquário de água doce. Sugai orienta que o ideal é que os iniciantes conversem sempre com aquaristas mais experientes. Casas especializadas em peixes e fóruns na internet são ótimas fontes de informações. (Portal Melhores Amigos)

Galeria

Confira a galeria de fotos