Buscar no Cruzeiro

Buscar

Felinos

Doença renal atinge metade dos gatos idosos

16 de Março de 2019 às 07:41

Doença renal atinge metade dos gatos idosos

A perda de peso e ingestão excessiva de água são alguns dos sintomas. Crédito da foto: Pixabay.com

Uma doença silenciosa e incurável, que já afeta metade dos gatos idosos no Brasil. A doença renal crônica (DRC) é atualmente o mal mais comum em felinos acima dos 12 anos de idade e a causa de morte de milhares de animais de estimação todos os anos.

A boa notícia é que, embora ainda não exista uma cura para a doença, a DRC pode ser controlada quando diagnosticada em seu estágio inicial, garantindo uma sobrevida de até cinco anos aos animais. “O diagnóstico precoce aumenta a expectativa de vida dos animais. Quanto antes for diagnosticado o problema, maior é a possibilidade de prolongar a vida do paciente”, diz o médico veterinário Alexandre Daniel.

[irp posts="80190" ]

 

De acordo com Alexandre Daniel, a DRC é tratada por estágios, que variam de 1 a 4. “O paciente que é diagnosticado no estágio 2 tem uma sobrevida média de cinco anos. Já no caso do paciente que é diagnosticado no estágio 3, a sobrevida cai para dois anos. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais prolonga a vida do animal”, afirma o especialista.

“Existem vários fatores que precisam ser levados em consideração. Pacientes que têm pressão alta podem viver menos, pacientes com variação na concentração de fósforo também podem viver menos, gatos com proteína na urina também, mas é possível controlar com fármacos”, explica o veterinário.

Exames periódicos

É preciso atenção redobrada por parte dos tutores, já que a DRC apresenta sintomas apenas em estágio avançado, quando os rins já apresentam 75% de suas funções perdidas -- o que torna os check-ups periódicos fundamentais para identificação da doença em fase precoce e tratamento adequado, evitando assim o sofrimento do animal.

Doença renal atinge metade dos gatos idosos

A doença renal crônica é mais comum em felinos acima dos 12 anos de idade. Crédito da foto: Pixabay.com

A recomendação dos veterinários é para que os gatos de meia idade, a partir dos 10 anos, façam os exames uma vez ao ano. A partir dos 14 anos, a cada seis meses. Caso haja alterações nos resultados ou o animal apresente algum tipo de sintoma, como perda de peso, ingestão excessiva de água ou aumento do volume de urina, é necessário procurar um profissional especializado para entender o melhor tratamento, que é feito caso a caso.

Março Amarelo

No dia 12 de março, é celebrado o Dia Mundial do Rim. Esta data instituída em 2006 pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN, sigla em inglês) tem como objetivo conscientizar a população sobre os ricos da Doença Renal Crônica (DRC).

Para estimular os tutores a levarem seus gatos e cães cada vez mais ao médico veterinário para um diagnóstico precoce da DRC, em 2016 a Elanco Saúde Animal iniciou a campanha Março Amarelo, educando os tutores sobre a doença e conscientizando-os da importância de se fazer exames regulares em seus gatos e manter um acompanhamento veterinário especializado. Agora, em 2019, a campanha inicia sua quarta edição com o tema “A importância da medicina preventiva e a estruturação de programas de saúde por faixa etária na clínica. ”

Embora a incidência seja maior em gatos, os cachorros também podem desenvolver esta doença. Estima-se que 1 a cada 10 cães pode desenvolver a doença. Portanto, é altamente recomendável a realização de exames preventivos também nestes pets. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos