Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Mutirão de castração inscreve até segunda

08 de Setembro de 2018 às 19:08

Mutirão

Ação será promovida pela Seção de Proteção e Bem-estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). Crédito da foto: Alexandre Lombardi/Secom (Arquivo - 07/04/2015)

Moradores próximos à região do bairro Ana Paula Eleutério (Habiteto), que desejam castrar seus animais de estimação - cães e gatos - podem se inscrever para o mutirão de castração na segunda-feira (10) das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Território Jovem, localizado na avenida Itavuvu, 7.345.

O mutirão ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 próximos, as vagas são limitadas e para efetuar a inscrição o tutor deve levar RG, CPF e um comprovante de residência atual.

A ação será promovida pela Seção de Proteção e Bem-estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e acontecerá até fevereiro de 2019 em diferentes bairros da zona norte.

De acordo com a Sema, nos dias 11, 12 e 13 serão contemplados os bairros Ana Paula Eleutério (Habiteto), Herbert de Souza, Itavuvu, Aldeia dos Laranjais, Jardim Santa Esmeralda, Jardim dos Eucaliptos, Jardim Renascer e Jardim Santa Paulínia.

Mais de mil castrações

O mutirão de castração na zona norte de Sorocaba já castrou 1.089 cães e gatos. O primeiro local contemplado foi o Parque São Bento em julho. No total, 386 animais fizeram gratuitamente a cirurgia e ganharam microchip. A região do Residencial Carandá e do Maria Eugênia foram beneficiadas em agosto. No total, foram castrados 703 animais.

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a devolução de animais perdidos ou abandonados, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda possibilitará a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Mais informações podem ser obtidas de 2ª a 6ªfeira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006. (Da Redação)