Buscar no Cruzeiro

Buscar

Panelas de barro e programa noturno

02 de Fevereiro de 2021 às 00:12

Vitória oferece inúmeras opções de divertimento à noite. Crédito da foto: Divulgação

Um passeio imperdível em Vitória é o galpão das Paneleiras de Goiabeiras, onde são fabricadas de maneira artesanal as famosas panelas de barro capixabas, feitas com argila da região de mangue. É uma tradição familiar passada de geração em geração.

As panelas são produzidas manualmente e ficam expostas ao sol para secar e depois de polidas, vão para a queima a céu aberto, ao lado do galpão. Nesse processo, as paneleiras usam um líquido escuro à base de tintura de tanino retirado de cascas de árvores do manguezal. A aplicação é feita quando a panela é retirada do fogo. As panelas são especiais para a tradicional moqueca capixaba, prato típico da culinária local.

Argila do mangue é matéria-prima na tradicional arte vitoriense. Crédito da foto: Divulgação

Triângulo das Bermudas

Para quem quer curtir a noite em Vitória, a opção é seguir até o chamado Triângulo das Bermudas, uma região que concentra vários bares. O point fica entre as ruas Joaquim Lírio e João da Cruz, na praia do Canto. Em tempos de pandemia, é bom conferir o abre e fecha dos bares.

Se o plano é saborear a tradicional moqueca capixaba, a dica é o Restaurante Atlântica, em Camburi. Há opções de moqueca de badejo, de dourado, de camarão, de lagosta, de sururu e até vegetariana. O prato serve bem duas a três pessoas, dependendo do apetite, e acompanham a refeição arroz, pirão e moquequinha de banana. Os preços variam de R$ 88 a R$ 268.

São muitas razões para visitar Vitória. Anote na sua agenda e quando a pandemia passar, desfrute com mais tranquilidade de tudo que o destino oferece. (@sigaomapa.blog)