Buscar no Cruzeiro

Buscar

Veículos

Brasília supera São Paulo e assume o topo das vendas de eletrificados

13 de Dezembro de 2025 às 20:47
Cruzeiro do Sul [email protected]
Protagonismo consolida tendência de
descentralização para fora do eixo Sudeste-Sul
Protagonismo consolida tendência de descentralização para fora do eixo Sudeste-Sul (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Pela primeira vez desde o início da série histórica da Associação Brasileira de Veículos Elétricos, em 2012, São Paulo deixou de ser a cidade líder de vendas de veículos de eletrificados leves no Brasil. Foi ultrapassada por Brasília, que emplacou 2.413 unidades em novembro — 14 a mais do que os 2.399 da capital paulista.

O protagonismo brasiliense consolida uma tendência de descentralização da eletromobilidade para fora do eixo Sudeste-Sul, em direção ao Centro-Oeste e Nordeste que já tinha sido captada há alguns meses pela ABVE Data.

O crescimento da eletrificação na capital federal parede estar diretamente ligado ao forte apelo dos veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) entre os consumidores locais. Dos 2.413 emplacamentos de eletrificados de Brasília em novembro, nada menos do que 2.109 (87,4%) são modelos com recarga externa. Os eletrificados também responderam por 35% do total de vendas de veículos leves comercializados em novembro em Brasília (6.977). É a maior participação entre todos os estados brasileiros.

Com Brasília assumindo a liderança nacional, o mapa da eletromobilidade no Brasil ganha novos contornos e aponta para um 2026 de maior diversidade geográfica nas vendas.

A consolidação desse movimento pode redefinir estratégias de fabricantes, distribuidores e gestores públicos, evidenciando que a transição para veículos de baixa emissão é um fenômeno que avança com força em todo o País.

Em novembro, o mercado nacional de eletrificados leves emplacou 21.209 veículos, com uma leve retração de 0,75% em relação a outubro (21.369). Já na comparação com novembro de 2024 (17.143), há um aumento de vendas de 23,7%.

A participação de mercado dos eletrificados em novembro (market share) foi de 9,3% sobre o total geral de vendas dos veículos leves no mês (227.174). Em novembro de 2024, essa participação era de 7,1%, sinalizando o crescimento dos eletrificados nos últimos 12 meses. (Da Redação)