Evento esportivo
Maserati A6G/54 2000 Spyder é o rei da elegância esportiva
Conceito do carro foi inicialmente introduzido no Salão de Turim de 1954
No ano passado, em 18 de agosto, que caiu em um domingo, o evento esportivo 73rd Pebble Beach Concours d’Elegance, nos Estados Unidos, teve um carro que se destacou da multidão, por todas as razões certas: um Maserati A6G/54 2000 Spyder azul claro. Lindamente apresentado, era um carro no qual muitos na plateia poderiam se imaginar dirigindo para fora do palco, pela 17-Mile Drive, ao longo da costa, rumo ao pôr do sol. Talvez o carro californiano perfeito para um dia californiano de cartão-postal. O site Sothebys está com um à venda por meio de leilão. O preço? Apenas sob consulta.
O requinte financeiro tem razão de ser. Naquele dia, o Maserati cruzou o palco duas vezes: primeiro vencendo sua classe de Carros de Estrada Maserati em um ano em que a Maserati foi uma das marcas homenageadas, sendo convidado a retornar ao palco como receptor do prêmio Jules Heumann de Carro Aberto Mais Elegante. Além de vencer o Best of Show, ganhar sua classe e um prêmio de Elegância é o melhor que se pode alcançar em Pebble Beach, com não apenas os juízes de classe, mas todos os juízes honorários concordando que seu carro é um dos melhores entre um campo de exposição repleto dos melhores.
Mas a história deste Maserati começa muito antes do ano passado. É um carro que foi considerado especial por seus criadores desde o início e que permaneceu como uma posse preciosa de vários cuidadores ao longo das décadas seguintes, sendo um exemplo notável do melhor do design e da engenharia automotiva italiana feita à mão.
Os anos 1950 foram um período de notável produção para os grandes fabricantes automotivos europeus. A década representa um breve período de transição no qual a recuperação do pós-guerra havia evoluído suficientemente para permitir a criação de máquinas de competição historicamente potentes. No entanto, simultaneamente, os últimos resquícios da construção artesanal e dos traços de design baseados no estilo atingiam um crescendo dinâmico durante os anos 1950, com curvas esteticamente artísticas ainda não descartadas em favor da abordagem científica às considerações aerodinâmicas.
O conceito A6G/54 foi inicialmente introduzido no Salão de Turim de 1954 com um carro de exibição construído sobre o chassi número 2063, usando uma carroceria cupê 2+2 da Frua. Como uma evolução para estrada dos esportivos barchetta A6GCS/53, o modelo apresentava um motor recém-desenvolvido de duplo comando no cabeçote, ajustado para uso urbano com engrenagens de comando acionadas por corrente e lubrificação por cárter úmido. Após o carro de exibição com carroceria Frua, a Maserati iniciou uma nova sequência de numeração para o modelo que começou com o chassi número 2101, o Spyder em destaque. É o primeiro carro a apresentar o novo motor de duplo comando no cabeçote.
A versão da Zagato (empresa italiana de design de carrocerias automotivas) é esmagadoramente preferida pelos entusiastas esportivos por seu estilo aerodinâmico e curvilíneo, executado em liga de alumínio para economia ideal de peso e vantagem competitiva. Enquanto os carros da Allemano e Frua eram posicionados como grand tourers luxuosos, os carros da Zagato eram, com igual certeza, máquinas de corrida, com carroceria leve e arranjos interiores mais espartanos. No entanto, por mais emocionantes que sejam as berlinettas de corrida, o único Spyder aberto insinua um vislumbre de muito mais. (Da Redação, com informações da Sothebys)
Maserati A6G/54 2000 Spyder Zagato de 1955
Unidade única, equiparável a carros esportivos “unicórnios” icônicos dos anos 1950
Exibido no Salão de Genebra de 1955 e no Salão de Paris de 1956.
Encomendado originalmente pelo presidente argentino e renomado entusiasta de carros esportivos Juan Perón
Conserva de forma desejável o motor, a transmissão e os eixos dianteiro e traseiro com números de chassi correspondentes (matching numbers)
Totalmente restaurado em 2024
Vencedor do Best of Show no Concorso Italiano de 2005
Vencedor de classe no The Quail Motorsports Gathering de 2004
Completou o Colorado Grand 1000 de 2022
Documentado com registros de produção da fábrica
Ideal para ser aproveitado em passeios de automóveis ou exibido em eventos de concours de alto nível
Galeria
Confira a galeria de fotos