Buscar no Cruzeiro

Buscar

Motor

Centro de Design da Lamborghini comemora 20 anos de estilo

Décadas de evolução e uma linguagem única construíram o nome da marca

11 de Outubro de 2025 às 20:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Estúdio foi o primeiro departamento interno desse tipo entre fabricantes de superesportivos
Estúdio foi o primeiro departamento interno desse tipo entre fabricantes de superesportivos (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O mês de outubro de 2025 marca o 20º aniversário oficial do Lamborghini Centro Stile. Inaugurado no início dos anos 2000, com seu primeiro carro finalizado em 2005, o centro foi o primeiro departamento interno desse tipo entre fabricantes de superesportivos e, no autêntico estilo Lamborghini, definiu uma tendência para que outros seguissem. Representou um ponto de virada para a marca italiana: a partir de então, cada novo projeto — seja um modelo de produção, conceito, edição especial ou série limitada — seria dirigido e desenvolvido pelos chefes de design da Lamborghini e suas equipes, moldando o legado estilístico da empresa nas décadas seguintes.

“O Lamborghini Centro Stile é um motor essencial da nossa marca”, afirma Stephan Winkelmann, presidente e CEO. “Nos últimos 20 anos, ele consolidou o papel do design não apenas na criação de supercarros italianos extraordinários, mas também na busca constante por ultrapassar limites e entregar o inesperado — Algo intrínseco ao espírito Lamborghini. Desde carros-conceito até séries limitadas, o Centro Stile tem explorado novos horizontes e ampliado o apelo da marca em coleções privadas. O design é fundamental em tudo o que fazemos: o Centro Stile também liderou a expansão da nossa identidade visual em áreas como náutica, áudio, arquitetura e moda, demonstrando o poder do DNA de design Lamborghini não apenas nas estradas e pistas, mas no mundo ao nosso redor.”

O fundador Ferruccio Lamborghini já compreendia, em 1963, a importância do formato e do estilo dos seus carros GT. Ele contou com Franco Scaglione para o protótipo 350 GTV e com a Carrozzeria Touring, de Milão, para o 350 GT de produção e sua evolução, o 400 GT. As curvas suaves do Miura (1966) deram lugar às linhas afiadas e ao paradigma do “hexágono” do protótipo Marzal (1967) e, depois, ao icônico Countach (1971), com sua silhueta inconfundível. Assim se estabeleceu a cultura de design da Lamborghini, que o Centro Stile desenvolveria de forma exponencial décadas depois.

“O Centro Stile Lamborghini foi criado há 20 anos, e desde então o design tornou-se o código genético da nossa marca”, diz Mitja Borkert, atual diretor de design da Automobili Lamborghini. “A engenharia e o design andam lado a lado e, com a pesquisa e o desenvolvimento internos, o design também precisava estar dentro de casa. O Centro Stile escreveu o manual do DNA de design da Lamborghini.”

Não há concessionária oficial da Lamborghini em Sorocaba. A única da marca no Brasil fica em São Paulo (avenida Pedroso de Morais, 2274, Pinheiros). Para comprar uma Lamborghini, há opções por modelos usados e seminovos em plataformas online como a Webmotors e a OLX, ou através de revendedores autorizados e importadoras especializadas em veículos de luxo em outras cidades. Um dos modelos mais recentes é o Lamborghini Fenomeno: 1.080 cv, apresentado no fim do mês passado, no Monterey Car Week. O modelo terá produção limitada a 29 carros (Da Redação)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos