Vendas
Eletrificados crescem com 8% de participação de mercado
Com 15.525 unidades comercializados em junho, as vendas de veículos leves eletrificados no Brasil somaram 86.849 unidades no primeiro semestre de 2025, registrando um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior (79.304). O crescimento das vendas consolida os eletrificados (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) na faixa de 8% do mercado total das vendas domésticas de veículos leves no Brasil (que incluem automóveis e comerciais leves).
“Os números confirmam a consolidação do segmento e o avanço constante da eletromobilidade no Brasil”, afirma Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos - ABVE. “O setor avança consistentemente, mesmo num cenário de aumento de impostos de importação, e deve se ampliar ainda mais com o início de operação das primeiras fábricas de veículos elétricos e híbridos plug-in no Brasil, nas próximas semanas.”
Após 11 meses da 2ª rodada de aumento no imposto de importação dos veículos eletrificados, ocorrida em julho de 2024 (uma 3ª rodada começou no dia 1º de julho deste ano), o segmento demonstra sua força e segue em franco crescimento.
Entre janeiro e junho de 2025, o país contou com 57 fabricantes atuando no segmento de eletrificados, oferecendo um total de 293 modelos de veículos eletrificados. Um crescimento expressivo em relação ao mesmo período de 2024, quando havia 39 fabricantes e 225 modelos disponíveis.
A ampliação da oferta foi puxada principalmente pelos veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV), que saltaram de 187 modelos no primeiro semestre de 2024 para 253 em 2025. Já os híbridos também apresentaram um leve avanço, passando de 38 para 40 modelos no comparativo entre os dois períodos.
Esse aumento significativo no portfólio de eletrificados disponíveis reforça o movimento de consolidação da eletromobilidade no país, com mais opções para o consumidor e maior competitividade entre as montadoras. O avanço evidencia o comprometimento da indústria com a transição energética e aponta para um futuro mais sustentável na mobilidade brasileira. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos