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Fernando Calmon

Parceria Caoa-Hyundai talvez continue

19 de Julho de 2025 às 20:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
SUV médio Tucson era importado da Coreia do Sul
SUV médio Tucson era importado da Coreia do Sul (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O único ponto incontroverso do fim da parceria da Caoa-Hyundai é o fim da produção, em abril, do caminhão leve HR e de uma versão defasada do SUV médio Tucson, importados em regime CKD da Coreia do Sul. Ambos são montados na fábrica do grupo brasileiro Caoa, em Anápolis (GO). Em fevereiro do ano passado, as duas marcas chegaram a um entendimento que transferia a importação dos produtos pela Caoa para a própria Hyundai. Esta passou a pagar royalties ao grupo brasileiro. Hyundai, por sua vez, unificou sua rede de concessionárias que passou a atender tanto modelos nacionais quanto importados.

A relação comercial Caoa-Hyundai começou há 26 anos, quando o grupo sul-coreano não havia alcançado a relevância mundial de hoje. Hyundai só construiu sua fábrica própria em Piracicaba (SP) há 13 anos, onde também produz motores. Em 2024 ultrapassou a Toyota em vendas pela primeira vez, ficando atrás apenas das marcas históricas Fiat, VW e Chevrolet. Este ano a japonesa recuperou o quarto lugar.

Até agora, nem a Caoa e nem a Hyundai comunicaram oficialmente que o acordo acertado em 2024 estava encerrado. Quem sabe signifique uma negociação discreta e silenciosa entre as partes em andamento. Poderia, talvez, reincluir a produção em Anápolis do caminhão leve, cuja evolução hoje é conhecida como Porter, além do novo Tucson.

Por outro lado, a revista Autoesporte indicou, ainda no fim de junho, que a Caoa poderia estar em acertos com a Omoda Jaecoo, subsidiária da Chery, para produzir dois novos modelos em sua fábrica de Goiás, no espaço que a Hyundai teria deixado “livre”. Desta fábrica saem hoje os Caoa Chery Tiggo 5X, 7 e 8. O grupo brasileiro possui outra unidade fabril, contudo inoperante, em Jacareí (SP), ainda de quando a Chery fez a primeira incursão no mercado brasileiro, que não deu certo e foi fechada em 2022, oito anos depois de inaugurada.

Omoda Jaecoo já começou a vender, em abril, os modelos importados Omoda E5, elétrico e o Jaecoo 7, híbrido plugável. E há rumores de início da produção, a partir de CKD, até o final deste ano. Exatamente onde? Aguardemos novos capítulos.

 

 

 

 

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