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Fernando Calmon

Exposição Eletrocar atraiu só GWM, Farizon e Lecar

Organização estima que espaço para os elétricos aumentará em 15% no ano que vem

19 de Julho de 2025 às 20:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
GWM estava com Haval H6 e Tank 300 (na foto); a estreante chinesa Farizon 
apresentou novos furgões de carga elétricos e a brasileira Lecar exibiu o sedã 459
GWM estava com Haval H6 e Tank 300 (na foto); a estreante chinesa Farizon apresentou novos furgões de carga elétricos e a brasileira Lecar exibiu o sedã 459 (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Dentro de uma exposição bem mais ampla, a tradicional Eletrolar Show para um público profissional, realizada no novo Distrito Anhembi (o antigo pavilhão do Salão do Automóvel, agora modernizado), em junho, ocupou apenas 5% da área total. Na próxima edição em 2026, a organização estima que o espaço ocupado por modelos elétricos subirá para 15%. Uma estimativa bem otimista.

Este ano apenas três marcas participaram: GWM com Haval H6 e Tank 300; a estreante chinesa Farizon, do Grupo Geely, apresentou novos furgões de carga elétricos e a brasileira Lecar exibiu o sedã 459, cujo protótipo estava em exposição.

O dono da Lecar é o empresário Flávio Assis. Ele pretendia fabricar um carro elétrico convencional, mas acabou optando pelo que chamou de híbrido de alcance estendido. Sempre há alguma confusão na classificação desse tipo de veículo. O sedã de dois volume e meio tem um motor elétrico de 120 kW (165 cv), importado da chinesa Hepu, que movimenta diretamente as rodas traseiras, o que o caracteriza como veículo elétrico.

A diferença, a exemplo do Nissan E-Power, está na existência de um motor a combustão que serve como gerador para alimentar a bateria, também importada da China e dispensa tomada para recarga doméstica ou em eletropostos. Este motor de 1 litro flex turbo de origem Renault é fornecido pela Horse e produzido em São José dos Pinhais (PR). Tem pouco sentido usar um motor caro apenas para funcionar em rotação constante como gerador. Faltou uma explicação convincente.

Assis também informou um alcance de 1.000 km com um tanque de etanol de 30 litros, ou seja, nada menos de 33,3 km/l, um número que muito poucos fabricantes no mundo conseguem atingir. Não disse, porém, qual seria a distância percorrida se abastecido somente com gasolina, pois se trata de um flex. Precisará ainda de homologação pelo Inmetro, um processo que exige tempo e custa caro.

O Lecar 459 mede 4.350 mm de comprimento, 1.820 mm de largura e 1.520 mm de altura. Estranhamente, a distância entre eixos não foi informada. Previsão de início da produção seriada é em agosto do próximo ano, na fábrica que a empresa está finalizando no município de Sooretama, no Estado do Espirito Santo, a 120 km da capital Vitória. Preço estimado para o lançamento em 2026: R$ 159.300. E inclui um pacote ADAS com sistema de direção semiautônoma (Nível 2), que é caro.

Segundo o proprietário da empresa, a mesma arquitetura será utilizada para uma picape, que já tem nome: Campo.