Arquitetura original
911 Carrera e Carrera T explicam o mito Porsche
Por mais que a marca alemã tenha crescido no mercado mundial de forma que poucos poderiam imaginar no ano passado, 310.718 unidades, o 911 ainda é considerado a essência de pura personalidade e apego à arquitetura original de motor colocado atrás do eixo traseiro. Essa escolha levou a grandes desafios técnicos, todos superados ao longo do tempo, até chegar ao estado da arte de hoje.
Os 51.000 modelos 911 comercializadas mundialmente em 2024 comprovam que se trata de carro esporte (não confundir com esportivo) de alto prestígio e entre os mais vendidos. Chega ao Brasil a nova geração 2026 com incursões na hibridização de alto nível.
Mudanças estéticas mantêm-se discretas: para-choques dianteiro e traseiro, lanterna traseira, novas rodas (20 pol., na frente e 21 pol., atrás) e entradas de ar dianteiras. Faróis LED Matrix, em boa hora, têm apenas dois blocos de iluminação, em vez de quatro. No interior, quadro clássico com até cinco instrumentos digitais circulares configuráveis (conta-giros sempre central) permite, agora, visibilidade total sem obstrução dos raios do volante. E a partida do motor, mudada para botão, manteve-se no lado esquerdo do painel.
Maior novidade mecânica é hibridização plena do Carrera GTS. Um motor elétrico entre compressor e rotor da turbina acelera instantaneamente o turbocompressor. Dispensa válvula de alívio e permite o uso de apenas uma turbina. O motor elétrico também funciona como gerador com 11 kW (15 cv) de potência. Há ainda outro motor elétrico no câmbio automático que aumenta a potência em 40 kW (54,6 cv). Impressionam potência e torque combinados: 541 cv e 62,2 kgf.m. E aceleração de 0 a 100 km/h em exatos 3 s.
O Carrera T traz a clássica caixa de câmbio manual de seis marchas de série e o motor biturbo, 3-litros, 401 cv (ganho de 5 cv com gasolina premium brasileira) e 45,9 kgf.m. Aceleração 0 a 100 km/h em 4,5 s, com o opcional Sport Chrono. A Porsche, assim, atende a todos os clientes, mesmo tendo em conta que o câmbio automático de dupla embreagem é mais rápido (0,5 s) pelo mesmo preço. Esta versão inclui suspensão rebaixada em 1 cm, vidros finos, menos isolamento acústico, escapamento mais livre, eixo traseiro direcional e suspensão ativa. (Fernando Calmon)