BENÊ GOMES
GAC lança cinco carros no Brasil
Grupo Abrão Reze já inaugurou sua concessionária GAC em Sorocaba

A GAC, mais uma marca chinesa de automóveis, abriu oficialmente suas operações no Brasil. No último dia 24 de maio aconteceu a inauguração de suas primeiras 33 concessionárias no país, além de mais 50 pontos de venda dentro de shoppings. Com investimento inicial que supera R$ 7 bilhões, a marca confirmou planos para produção local a partir de 2026 e tem uma meta otimista de vendas: 8 mil carros ainda em 2025 e alcançar o número de 100 mil unidades até 2030. Para dar o passo inicial do seu arrojado projeto no Brasil, lançou, de uma só vez, cinco modelos eletrificados.
O sedã 100% elétrico Aion ES é o mais “modesto” e barato entre os cinco lançamentos da marca no Brasil. O foco da GAC com seu sedã é atender o segmento de transporte executivo, de motoristas de aplicativo e frotas. Mas é fato que pode disputar espaço com sedãs compactos a combustão no Brasil. Tem motor de 136 cavalos e bateria de 55,2 kWh, o que garante autonomia de 314 Km (Inmetro). O acabamento interno é todo escurecido, o painel de instrumentos é analógico, a central multimídia é simples com tela de 8”, mas o espaço para passageiros é bom, assim como o porta-malas de 453 litros. O preço é de R$ 169.990.
O 100% elétrico Aion Y é a porta de entrada para quem quer um SUV da marca no país. Compacto e com porte de monovolume, entrega 204 cavalos de potência, tem bateria de 63,2 kWh e autonomia de 318 Km (Inmetro). Além de bom espaço, tem portas traseiras que abrem até 90, painel digital de 10,25” e pacote completo de assistências ao motorista (ADAS). Os preços partem de R$ 174.990 na versão Premium e vão até R$ 184.990 na Elite.
O Aion V aposta no desenho mais robusto de um autêntico SUV. Utiliza o mesmo motor de 204 cv do Aion Y, mas tem bateria maior, de 75,3 kWh, detalhe que garante mais autonomia (389 km, Inmetro). O porta-malas chega a 987 litros com os bancos rebatidos, também conta os recursos do pacote ADAS e tem preço sugerido de R$ 214.990.
Já o GAC Hyper HT é o mais refinado e caro da gama no Brasil e rouba a atenção com suas invocadas portas traseiras estilo “asa de gaivota”. No entanto, mais do que isso, neste caso falamos de um SUV 100% elétrico de grande porte e sofisticado. Tem 4,94 metros de comprimento, desenho futurista e o acabamento refinado. Para acelerar, traz um motor que rende o equivalente 245 cavalos, tem bateria de 80 kWh e autonomia de 362 km (Inmetro). Além das exclusivas portas traseiras do tipo “asa de gaivota” (disponível na versão mais cara, a Ultra), é equipado com sistema de som com 22 alto-falantes, teto solar panorâmico e bancos com massagem. Preços: R$ 299.990 (Elite) a R$ 349.990 (Ultra).
O GAC GS4 Hybrid deve ser o modelo que vai puxar as vendas da marca no país, pois entra no disputado segmento dos SUVs médios e com força para brigar com os líderes. Único híbrido do grupo que chegou ao Brasil, tem um conjunto formado pelo motor 2.0 a gasolina de 140 cavalos de potência, mais o elétrico que gera 182 cavalos, fechando a potência combinada 235 cv. Segundo dados divulgados pela GAC, faz médias de 14,1 Km/l na cidade e 11,8 Km/l na estrada, com autonomia total acimada dos 700 Km. É bem equipado, tem acabamento refinado, central multimídia de 10,1”, painel digital de 10,25” e os recursos de assistência à condução. Os preços são competitivos, R$ 189.990 (Premium) a R$ 199.990 (Elite).
Condições especiais de lançamento
A GAC criou condições especiais para o período de lançamento dos seus carros no país. Todos os elétricos vêm com carregador residencial grátis, três anos de manutenção sem custo e dois anos de assistência 24 horas. A garantia é de oito anos (ou 160 mil km) para os elétricos e cinco anos (ou 150 mil km) para o híbrido. A concessionária GAC Abrão Reze de Sorocaba fica na Avenida São Paulo, 1.083, Jardim Santa Rosália.
Galeria
Confira a galeria de fotos