BENÊ GOMES
Com motor e visual turbinados, 2008 começa a resgatar seu brilho
Desde a renovação em 2024, SUV vem mantendo crescimento consecutivo de vendas

Coadjuvante na lista dos mais vendidos do segmento de SUVs compactos no Brasil, o Peugeot 2008 começou a mudar essa história nos últimos meses de 2024, a partir da chegada da sua nova geração (lançada em agosto passado). A mudança deixou o 2008 bem elegante, esse, sem dúvida, um dos seus maiores diferenciais frente aos concorrentes diretos. Por fora, recebeu novo logo, nova grade com traços que lembram um diamante e a assinatura luminosa no para-choque - que simula três garras na vertical - também foi redesenhada, assim como os faróis full led com efeito 3D na versão GT. Recebeu ainda novas rodas de 17 polegadas (versão GT), e, atrás, mudaram as lanternas de led que também simulam as garras do leão e são ligadas por uma barra.
Com a nova plataforma, o 2008 ganhou mais 14 cm no comprimento e 6 cm no entre-eixos, melhorando um pouco o espaço interno traseiro. O porta-malas tem 419 litros, traz espaços adicionais nas laterais e uma tampa niveladora. Por dentro, mudança positiva com novos acabamentos, partes que simulam revestimento em fibra de carbono no painel e até uma costura verde cintilante na versão GT. Ganhou nova central multimídia com tela de 10,3 polegadas de alta definição e conexão sem fio para os sistemas Apple Carplay e Android Auto, carregador de celular por indução e quatro entradas USB.
Segue com o conceito i-Cockpit da Peugeot, com volante pequeno, que deve ser posicionado abaixo do campo de visão do painel de instrumentos (configurável de 10”). Na versão GT, o conjunto de instrumentos é 3D com tecnologia holográfica, enquanto nas versões de baixo, o efeito é em 2D.
Nova realidade com motor turbo
Outra grande mudança aplicada no 2008 foi o motor T200, o 1.0 turbo flex de 130 cavalos e torque de 20,4 kgfm, com transmissão automática do tipo CVT, fechando um conjunto que trouxe novo fôlego para o SUV. Como o 2008 tem aerodinâmica e acerto de suspensão bem apurados, o resultado foi um salto também no prazer de guiar. Sem esquecer da melhora no consumo de combustível, agora com médias de 12,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada (ciclo Inmetro, com gasolina).
Quanto ao pacote de itens de segurança, tem quatro airbags nas versões Active e Allure, e seis bolsas na GT, além dos controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, para citar os principais. Já o pacotão eficiente e completo, que inclui, por exemplo, alerta de colisão com frenagem de emergência, está disponível somente na versão topo de linha. Mesmo ainda longe dos mais vendidos entre os SUVs compactos no mercado nacional, a Peugeot tem motivos para comemorar, pois, desde a chegada da nova geração às lojas, as vendas do 2008 não pararam de crescer, saindo de modestas 360 unidades mensais, para duas mil vendidas em dezembro. E, agora, em 2025, segue em bom ritmo, com média de 1.300 carros vendidos.
Preços Peugeot 2008 2025
ACTIVE: R$ 128.490,00
ALLURE: R$ 138.490,00
GT: R$ 158.490,00
* Valores promocionais no site da marca em SP
Galeria
Confira a galeria de fotos