BENÊ GOMES
Novo Peugeot 2008 perde versões e ganha motor 1.0 turbo de 130 cavalos
Com a nova configuração das versões linha 2025, o 2008 perdeu as Roadtrip e THP
Modelo interessante, mas com vendas modestas frente aos líderes do segmento de SUVs compactos no Brasil, o Peugeot 2008 tem a chance de reverter esse cenário com a linha 2025. Feito sobre uma nova plataforma, o 2008 recebeu importantes atualizações e passa a ser vendido em três versões: Active, Allure e GT. No visual, estreia o novo logo da marca, ganhou grade maior, a assinatura luminosa no para-choque, que imita as garras do leão, também mudou e recebeu novos faróis full led com efeito 3D na versão GT.
As lanternas de led ligadas por uma barra também foram renovadas e, desde a Active, traz rodas de 17 polegadas. No geral, o 2008 ganhou reforço em sua característica de carro elegante, com proposta visual um pouco diferente dos SUVs compactos do mercado. Em comparação ao modelo anterior, o 2008 cresceu 6 centímetros no entre-eixos, agora de 2,61 metros, o que trouxe benefício para os passageiros de trás, antes um ponto fraco dele. Tem renovação boa com novos revestimentos, os bancos têm couro sintético ou tecido, conforme a versão, e costuras aparentes que podem ser em tom verde cintilante.
No painel frontal e portas, recebeu revestimento que imita fibra de carbono, detalhes em preto brilhante e cromados, fechando um conjunto melhor, apesar do predomínio de plástico ainda ser realidade. A central multimídia tem nova tela de 10,3 polegadas de alta definição e agora permite pareamento de smartphones sem fio. Legal ainda é que passa a oferecer quatro entradas USB.
Segue com o conceito i-Cockpit da Peugeot, formado por volante pequeno e posicionado abaixo do campo de visão do painel de instrumentos configurável de 10 polegadas. O conjunto de instrumentos, aliás, tem efeito 3D proporcionado pelo uso de tecnologia holográfica, mas disponível só na versão topo de linha. Nas demais, o efeito é em 2D.
Para fechar, há outra expressiva mudança, com a entrada do motor T200, já conhecido de outros modelos do grupo Stellantis, o 1.0 GSE turbo flex de 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é sempre do tipo CVT, com três modos de condução: automático, manual e sport. No manual, permite trocas simuladas de até sete marchas. Para quem me acompanha, sabe que elogiei o desempenho dos carros que receberam esse conjunto antes, como Fiat Pulse e Peugeot 208.
No 2008, o resultado é positivo também, mas sem o mesmo impacto dos outros modelos. Nele, a resposta aparece melhor acima dos 70 km/h e não empolga muito na saída com o carro parado. Certamente, influência do peso maior. Para ser justo, observando seu 0 a 100 km/h feito em 10,4 segundos, fica alinhado aos concorrentes diretos. Em questão de consumo, pelo ciclo Inmetro, entrega boas médias de 12,3 km/l na cidade, e 13,7 km/l na estrada (com gasolina). Já a suspensão do 2008 segue bem acertada, garante bastante conforto no rodar, ajudado pelo bom isolamento acústico.
A oferta de itens de segurança é positiva, com quatro airbags nas versões Active e Allure, e seis na GT, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros. Mas o pacote eficiente, que inclui assistências à condução, como alerta de colisão com frenagem de emergência e frenagem automática, só na versão topo. Com a nova configuração das versões linha 2025, o 2008 perdeu as Roadtrip e THP (com o motor 1.6 turbo). Junto a isso, a marca garantiu valores mais baixos que da concorrência direta, entretanto, avisou que são preços de lançamento. Ou seja, vão subir em breve.
Preços Peugeot 2008 2025
Active: R$ 119.990,00
Allure: R$ 129.990,00
GT: R$ 149.990
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