Buscar no Cruzeiro

Buscar

BENÊ GOMES

Scania lança ônibus 100% elétrico no Brasil

29 de Junho de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
O ônibus é equipado com o propulsor batizado de EMC 1-2, tem potência contínua de 230kW a 1.750 rpm e torque de 2.200 Nm
O ônibus é equipado com o propulsor batizado de EMC 1-2, tem potência contínua de 230kW a 1.750 rpm e torque de 2.200 Nm (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Nesta semana, a Scania do Brasil apresentou, oficialmente, o seu primeiro ônibus 100% elétrico, o modelo K 230E B4x2LB. O ônibus é equipado com o propulsor batizado de EMC 1-2, tem potência contínua de 230kW a 1.750 rpm (o equivalente a 310 cavalos) e torque de 2.200 Nm (equivalente a 234 kgfm). A autonomia varia entre 250 a 300 km, a tração é 4x2 e sua vocação é urbana, como adiantaram os executivos.

Já as baterias são de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado, que são de LFP (lítio-ferro-fosfato). As baterias de NMC contam com maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, maior capacidade para transportar passageiros. Além disso, essas baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW.

“Daremos a liberdade para o cliente equipar o produto com quatro ou cinco pacotes de baterias. Dessa forma, poderemos configurar as baterias em opções de três pacotes no teto e uma no fundo do ônibus, ou quatro baterias no teto e uma na posição traseira”, explicou Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. As baterias serão importadas da Suécia, via parceria entre a Scania e a Northvolt, que as desenvolvem em conjunto para veículos elétricos, num acordo firmado em 2017.

“É com muito orgulho que lançamos o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil. Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Próximos de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”, afirmou Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos