BENÊ GOMES
VW T-Cross 2025 ganha reforços estratégicos para se manter no topo
Primeiro SUV compacto da Volkswagen produzido no Brasil, o T-Cross chegou em 2019 e, desde lá, pouco mudou
Primeiro SUV compacto da Volkswagen produzido no Brasil, o T-Cross chegou em 2019 e, desde lá, pouco mudou. Líder do seu segmento em 2023 e também neste início de 2024, o SUV recebeu importantes melhorias, boa parte delas em pontos que geravam críticas, como é o caso do acabamento interno. O excesso de plástico foi reduzido com a aplicação de superfícies macias ao toque no painel - mescladas com elegantes costuras pespontadas - os painéis de portas ganharam partes em tecido, e o apoia braço recebeu revestimento em vinil. Os bancos também foram redesenhados e passam a estampar a inscrição T-Cross nos encostos dianteiros.
Outra mudança envolveu a posição da tela do sistema multimídia de 10,1”, agora destacada do conjunto frontal, no estilo flutuante. A conectividade segue eficiente com os diferentes recursos presentes no sistema VW Play (que inclui Apple Carplay e Android Auto sem fio). Por fora, o T-Cross melhorou também, com visual mais próximo da versão europeia, que foi renovada no ano passado. Ainda não foi desta vez que o SUV compacto da VW ganhou o sistema IQ.Light da versão europeia e disponível no Brasil nos modelos Taos e Polo GTS, mas na dianteira o para-choque e grade foram redesenhados, e a iluminação agora conta com faróis full led com assinatura DRL ligados por uma faixa cromada - que não é iluminada como itens de série em todas as versões.
Na traseira, as lanternas ganharam desenho mais encorpado, iluminação de led e seguem ligadas por uma barra, como antes, mas agora iluminada. Para fechar o novo pacote externo, o T-Cross tem novas rodas de liga leve aro 17, com acabamento diamantado na versão Highline.
O pacote de segurança, que já contava com recursos como controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestre e seis airbags, para dar alguns exemplos, foi reforçado. A nova linha passa a contar com sistema de frenagem autônomo de emergência com reconhecimento de pedestre em todas as versões, sensor de fadiga e alerta sonoro e visual para o uso do cinto de segurança dianteiro e traseiro.
Na versão Highline, o T-Cross oferece, como opcional, o pacote “ADAS”, que adiciona assistente de estacionamento, detector de ponto cego com assistente traseiro de saída de vaga e assistente ativo de mudança de faixa. Outro reconhecido ponto forte do T-Cross, os motores turbo flex seguem oferecidos com duas opções. As versões Sense e Comfortline utilizam o motor 1.0 TSI de 120 cavalos e 20,4 kgfm, enquanto a Highline é equipada com o 1.4 TSI de 150 cavalos de potência e torque de 15,5 kgfm.
Todas as versões utilizam a transmissão automática de seis velocidades. Já o cliente interessado em algo mais exclusivo, tem como estilizar o T-Cross Highline 2025 com o pacote Dark, que inclui teto e retrovisores pintados na cor preto ninja, rack de teto longitudinal na cor preta, rodas de liga 17” e logos também escuros na lateral e traseira, mais os pneus Seal Inside.
Esses pneus têm uma tecnologia autovedante para casos de perfuração e evitam a perda de pressão (mesmo após a retirada do objeto cortante). O novo T-Cross já está disponível nas lojas da marca de todo o país e preparado para seguir na ponta de vendas, como destacou Ciro Possobom, CEO da Volkswagen: “O T-Cross tem uma história de sucesso e sempre tivemos a certeza de que seríamos protagonistas no segmento. Desde o seu lançamento, foram vendidos mais de 320 mil veículos, lideramos em 2023 e vamos seguir firmes em 2024.”
Preço VW T-Cross 2025
200 TSI: R$ 142.990
Comfortline 200 TSI: R$ 160.990
Highline 250 TSI: R$ 175.990
Galeria
Confira a galeria de fotos