BENÊ GOMES
Chevrolet S10 atualiza visual, fica mais forte e ganha câmbio de 8 marchas
A S10 recebeu a nova identidade global da marca e o visual dianteiro mudou bastante, deixou a picape mais bonita com um novo capô

Assim como fez com a Spin, a Chevrolet não lançou uma nova geração da sua picape, o que não foi um problema. A S10 recebeu a nova identidade global da marca e o visual dianteiro mudou bastante, deixou a picape mais bonita com o novo capô, agora mais alto e com vincos marcantes, faróis mais estreitos full led e a grade também maior e cheia de estilo (que muda o acabamento conforme a versão). A medida das bitolas aumentou um pouquinho, o que permitiu alargar os para-lamas e deixar a picape um pouco mais larga e encorpada quando observada de fora. As rodas também mudaram, agora são de 18 polegadas com pneus de uso urbano nas versões LTZ e High Country (que ilustra esta matéria), enquanto a LTZ conta com os de uso misto.
Na traseira, outra novidade, o nome estampado na tampa da caçamba, bem ao estilo americano que também tem acabamento diferenciado conforme a versão, e as lanternas têm iluminação de led. Por dentro, uma boa atualização no acabamento, que tem superfícies macias ao toque nas versões mais caras, tecido que imita o couro em tom marrom na versão High Country, inclusive no painel frontal, bancos com costuras aparentes, e os assentos dos bancos dianteiros ficaram um pouco mais largos e receberam espumas mais firmes para melhorar o conforto.
Já as versões mais simples, mesmo com predomínio de plástico, também não frustram, pois os revestimentos são bem feitos. Agora, o melhor da história, e isso vale para todas as versões, é o novo conjunto de telas digitais, formado pelo painel de instrumentos de 8 polegadas integrado à tela do multimídia de 11 polegadas, formando um grande conjunto digital no painel frontal.
O sistema multimídia MyLlink mantém a boa conectividade, faz pareamento de celular Android Auto e Apple Carplay sem fio, e traz internet própria com wifi que permite conectar até sete dispositivos ao mesmo tempo. Nesse quesito, a S10 recebeu uma boa e merecida atualização, com o reforço ainda do novo volante, o mesmo da picape Silverado - que agora tem ajuste de altura e profundidade, e mais outro item que traz modernidade: partida do motor por botão, ao lado da tela do multimídia.
No quesito segurança, mantém a eficiência com os recursos como assistente de saída de faixa, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, sensor de estacionamento traseiro e acendimento automático do farol, para citar os principais. Só fica devendo ainda o controle de velocidade adaptativo.
Mais conforto e eficiência
Em conforto e segurança, a S10 saiu ganhando com uma importante recalibração no conjunto de suspensão, o que incluiu uso de novos amortecedores, reforço nos coxins de motor e novas placas acústicas nas portas, colunas e teto. Melhorou muito o isolamento acústico da picape e a maciez no rodar, aliviando consideravelmente o balanço ao passar por pisos ruins, o que é natural em uma picape desse porte. E contribuiu diretamente para isso também o ronco do motor 2.8 turbodiesel, que recebeu profundas alterações, segundo a GM, mais de 30 evoluções de hardware e software.
Começa pelo gerenciamento da central eletrônica feito por inteligência artificial, o que permite processar centenas de simulações por microsegundos e encontrar a melhor calibração do motor em cada situação. Depois, tem renovação direta no bloco com novos pistões, bicos injetores de alta pressão e um novo turbo, para dar alguns exemplos. O resultado?
Aumento de potência, agora de 207 cavalos (sete a mais), e um pouquinho mais de torque, agora 52 kgfm (um a mais). Mas em relação ao torque, o importante é que aumentou a entrega de força em baixas rotações, algo facilitado também por outra inovação. As versões automáticas da S10 agora contam com uma inédita transmissão de oito velocidades.
Dessa forma, melhoraram os números de consumo: 9,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada (ciclo *inmetro). Assim, mesmo com a nova renovação aplicada somente para agora e ainda sem uma nova geração, ficou claro que a Chevrolet evoluiu bem em pontos estratégicos, com destaque para a melhora do conjunto de suspensão, o ajuste no motor e a aplicação de uma nova e moderna transmissão automática de oito velocidades. Uma atualização que deve trazer benefícios diretos nas vendas dessa tradicional picape.
Preços Chevrolet S10 2025
Z71 CD 2.8 TD 4X4 AT: R$ 281.900
LTZ CD 2.8 TD 4X4 AT: R$ 292.800
HIGH COUNTRY CD 2.8 TD 4X4 AT: R$ 302.900
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