BENÊ GOMES
Stellantis confirma marca chinesa Leapmotor no Brasil em 2024

A Stellantis N.V. e a Leapmotor anunciaram na última terça-feira (14) que concluíram a formação da Leapmotor International B.V., nova joint venture liderada pela Stellantis (detentora de 51% das ações). O anúncio trouxe a confirmação também da chegada da marca chinesa ao Brasil ainda neste ano, o que deve acontecer no início do quarto trimestre de 2024. A equipe de gestão, liderada pelo CEO Tianshu Xin, ex-executivo da Stellantis na China, está se preparando para iniciar as vendas dos modelos 100% elétricos T03 e C10 nos mercados europeus e, em seguida, fazer o lançamento dos carros nos mercados da Índia e Ásia-Pacífico (excluindo a Grande China), Oriente Médio, África e América do Sul.
“A criação da Leapmotor International é um grande avanço para ajudar a resolver a questão urgente do aquecimento global com modelos BEV de última geração que vão competir com as marcas chinesas existentes nos principais mercados em todo o mundo”, diz o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Aproveitando a nossa presença global, em breve, seremos capazes de oferecer aos nossos clientes veículos elétricos com preços competitivos e centrados na tecnologia. A estratégia global da nova empresa é expandir rapidamente os canais de distribuição de vendas, impulsionando o crescimento da Leapmotor e gerando valor para ambos os parceiros”.
Para a Stellantis, a criação da nova empresa vai permitir a complementação da oferta de veículos do grupo no mercado mundial, o que permitirá vender carros elétricos projetados para oferecer mobilidade mais acessível aos consumidores. Primeiro produto global da Leapmotor, o C10 é um SUV de porte grande, tem 4,74 metros de comprimento e proposta voltada para a família. A autonomia, pelo ciclo europeu WLTP, é de 420 km. Já o Leapmotor T03 é um carro compacto de cinco portas e essencialmente urbano. Mede 3,62 metros de comprimento, 6 cm a menos que o Renault Kwid, e tem autonomia de 265 km (ciclo WLTP).
Galeria
Confira a galeria de fotos