BENÊ GOMES
BYD Shark é lançada oficialmente no México
Primeira picape híbrida chega ao Brasil no segundo semestre
Para quem achava que a BYD já tinha agitado bem o nosso mercado com seus carros de passeio elétricos e híbridos, pode se preparar para outro forte movimento que será provocado pela marca chinesa, dessa vez, dentro de um segmento de peso: o das picapes médias. Primeira picape híbrida da marca e também o primeiro modelo produzido pela BYD lançado fora da China, a Shark foi lançada oficialmente nesta semana, na Cidade do México, onde a picape já começa a ser vendida em duas versões, com preços de $ 899.980 e $ 969.800 pesos mexicanos, o que representa R$ 275 mil e R$ 295 mil respectivamente, em conversão direta, sem considerar impostos.
A proposta visual tem inspiração no tubarão - por isso, o nome - e na dianteira traz grade robusta, grandes conjuntos de faróis de led ligados por uma barra iluminada. Na traseira, lanternas imponentes de led e também ligadas por uma barra que se acende. A Shark é maior em comprimento do que todas as picapes médias vendidas no Brasil, atualmente, com 5 metros e 46 centímetros. Tem bom entre-eixos de 3,26 m, que só é menor do que o da Ford Ranger, que mede 3,7 m. Mas a Shark sai ganhando com o piso totalmente plano, já que não conta com túnel central para acomodar um eixo cardã. Por dentro, traz acabamento de carro premium, bancos confortáveis e com ajustes elétricos nos dianteiros, painel de instrumentos de 10,25” e a já famosa tela do multimídia giratória como em seus carros de passeio de 12,8” com conectividade completa, inclusive internet nativa, comandos por voz e a função karaokê. Traz também um pacotão recheado de recursos de segurança, incluindo os modernos de assistência à condução.
Mas o grande chamariz da nova Shark é a propulsão híbrida preparada para encarar as tradicionais picapes diesel. Ela conta com um motor a 1.5 turbo movido a gasolina e mais dois elétricos, um dianteiro e outro traseiro. Segundo a BYD, o conjunto tem potência máxima combinada de mais de 430 cavalos, com aceleração de 0 a 100 km/h feita em apenas 5,7 segundos, número de carro esportivo. Já a autonomia prometida é de 840 km pelo ciclo chinês NEDC e pode andar até 100 km no modo 100% elétrico. A capacidade de carga não é de uma tonelada, como é o padrão entre as picapes médias diesel, mas é boa, de 835 kg. Melhor é a força de reboque, que chega a 2.500 kg, e o espaço em volume, de 1.450 litros. Para garantir conforto e estabilidade em diferentes terrenos, conta com um refinado conjunto de suspensão independente nas quatro rodas.
Equipada com uma bateria blade exclusividade da marca de 29.6 kW/h, a Shark tem outro apelo bem fora do comum para esse segmento. Sua bateria pode funcionar também como uma unidade de energia, ou seja, caso falte luz na residência do proprietário, é possível ligar os aparelhos domésticos ou lâmpadas para garantir a iluminação do ambiente.
A BYD Shark chega primeiro ao mercado mexicano e, em breve, estará disponível em outros países de vários continentes. A marca só ainda não anunciou a data de chegada da picape ao mercado brasileiro, apenas confirmou que será no segundo semestre. Também não comentou sobre versões, equipamentos e preços que serão praticados por aqui. De olho no potencial dos clientes do agronegócio, a expectativa é de que a BYD priorize a venda da Shark no Brasil em versão única e com pacote completo de equipamentos e acessórios.
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